×
Loading ...

Como evitar que sua caturrita bique seu dedo

As caturritas, também conhecidas como periquitos monges, são nativas das regiões temperadas da América do Sul, mas os humanos têm criado populações selvagens na América do Norte e na Europa também. As caturritas vivem por 20 a 30 anos e crescem até 27,5 a 32,5 cm de comprimento. Elas têm plumagens verdes brilhantes cobrindo suas costas e caudas, com barrigas e faces acinzentadas. São aves brilhantes e arteiras conhecidas por serem falantes, mas como são territoriais e agressivas, de certa forma, também tendem a bicar.

Instruções

Muitas caturritas vivem no Brasil (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Prevenindo as bicadas

  1. Ensine aos filhotes da ave que bicar não é permitido ao dizer "não" com a voz calma, caso eles biquem de leve seus dedos. Ofereça-os pedaços de madeira, brinquedos, frutas ou vegetais que possam ser bicados ao invés dos dedos.

    Loading...
  2. Treine caturritas jovens a seguir comandos e comportamentos básicos. Ensine o pássaro a subir em objetos como pauzinhos e dedos para facilitar a locomoção da ave de um lugar para o outro, e para removê-lo da gaiola. Comece enrolando-o gentilmente em uma toalha e dando voltas com eles. Continue esse comportamento durante a fase adulta para que você possa usá-la quando for levar a caturrita ao veterinário. Enrolar o pássaro vai mantê-lo relaxado e evitar que ele bique.

  3. Deixe a caturrita em paz quando ela demonstrar sinais de que não quer ser perturbada. Não tente tirá-la da gaiola se ela agitar as penas, inflar os pulmões ou se afastar. A ave bicará para te informar que ela não quer ser incomodada. Não tente interagir com ela enquanto estiver dormindo, porque ela pode se assustar e reagir com bicadas.

  4. Siga alguns passos para prevenir que a caturrita sinta que seu território está sendo invadido. Remova-a da gaiola antes de limpá-la, porque ela irá perseguir e bicar suas mãos se você deixá-la na gaiola enquanto estiver limpando. Não tente interagir com a ave enquanto ela estiver comendo, nem troque sua comida enquanto ela estiver na gaiola, porque as caturritas são especialmente territoriais com seus alimentos.

    Quando uma caturrita bica

  1. Sopre na face da ave e diga "não" com uma voz firme e calma. Isso vai ensinar à caturrita que você não gosta quando ela bica. Reaja calmamente à bicada; dramatizar a dor encorajará a ave a bicar novamente, porque muitas delas apreciam a realização obtida quando fazem seus donos pularem ou gritarem.

  2. Dê um tempo à caturrita. Coloque-a na gaiola e a ignore por enquanto. Cubra a gaiola se a ave estiver agindo de forma especialmente agressiva ou dominante. Interaja normalmente com a ave depois que o tempo dado se esgotar. Elogie-a e dê petiscos se ela se comportar bem.

  3. Permita que várias pessoas segurem a caturrita se ela estiver limitada a uma pessoa e agir agressivamente com outras. Cada pessoa deve falar calmamente com a ave, pedir para ela subir no dedo e elogiá-la quando o fizer.

Loading...

Dicas

  • Antes de enrolar a caturrita em uma toalha, peça para um veterinário especialista em aves lhe mostrar como fazer isso adequadamente.

O que você precisa

  • Madeira, brinquedos, frutas, vegetais
  • Pauzinhos
  • Toalha
  • Gaiola
  • Alimento

Referências

Loading ...
Loading ...