×
Loading ...

Exemplo de um contrato comportamental

Um contrato comportamental é por vezes utilizado por pais, professores, conselheiros e profissionais de saúde mental. Ele é projetado para reforçar ou fortalecer a frequência de um comportamento desejável e diminuir a gravidade ou a frequência de um indesejável.

Um contrato comportamental é usado para acompanhar e modificar o comportamento (boy image by Edvin selimovic from Fotolia.com)

Considerações

É importante identificar claramente o comportamento desejado em termos possíveis de serem compreendidos por qualquer pessoa envolvida. Pode ser preciso ajustar a linguagem para os participantes de várias idades e níveis de competência. A terminologia ambígua diminuirá a eficácia do contrato. Por exemplo, "Maria lava o rosto, escova os dentes e penteia os cabelos todas as manhãs antes da escola" é mais claro e eficaz do que "Maria se prepara para a escola".

Loading...
Seja específico com os termos do contrato (A child brushing its teeth before going to bed image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

Recursos visuais

Transformar o contrato comportamental em um recurso visual para as pessoas envolvidas age como um lembrete e pode ser um reforço positivo. Por exemplo, um gráfico publicado na geladeira que relacione o comportamento desejado, as datas esperadas para os comportamentos e um resultado claramente especificado permite uma maior responsabilidade para todos os envolvidos. O gráfico não precisa ser extravagante, apenas fácil de ler e entender. Para crianças pequenas ou quem não pode ler, uma maneira eficaz de comunicar é usar fotos.

Os recursos visuais são importantes em contratos comportamentais (ok-check image by Brett Bouwer from Fotolia.com)

Resultados

Os contratos comportamentais são baseados em um sistema de desempenho de um comportamento desejado seguido por um reforço. O reforço pode ser a remoção de algo que o participante não gosta ou a adição de algo que ele deseja. Exemplos comuns de reforços incluem dinheiro, tempo extra de jogos, um tratamento especial, momento a dois com um pai ou responsável, ou pontos que podem ser acumulados e depois trocados por uma recompensa à escolha. Os pontos podem ser representados por itens tangíveis, como adesivos colocados no gráfico, dinheiro de mentira ou damas coletadas em um frasco.

Uma recompensa bem especificada é um componente essencial de um contrato comportamental (checkers pieces image by Steve Johnson from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...