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Exercícios para os flexores cervicais profundos

Os flexores cervicais profundos são um grupo de músculos na frente do pescoço que funcionam para executar movimentos simples, como assentir e virar a cabeça. No entanto, uma postura ruim por um longo período de tempo enfraquece esses músculos e permite que a cabeça se desloque para a frente. Essa postura pode resultar em dores crônicas do pescoço quando não corrigidas. Exercícios com intenção de retrair, ou deslocar a cabeça de volta para cima dos ombros, fortalece esses músculos e os retorna ao comprimento ideal.

Exercícios para o pescoço (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Toques de queixo

Esses são o mais simples dos exercícios que podem ajudar a fortalecer os flexores profundos do pescoço. Comece pondo a mão nas costas com os joelhos dobrados. Não use uma almofada para apoiar o pescoço ou cabeça. Mantenha a parte de trás da cabeça na cama ou no chão, a boca fechada e tente levar o queixo até o pomo-de-Adão. Mantenha a cabeça reta, sem virar para nenhum dos lados. Segure a posição por dez segundos e repita o exercício de 10 a 15 vezes, duas vezes por dia. É importante dominar esse exercício, pois ele é a base para a maioria dos programas de exercícios para essa região.

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Acenos com a cabeça

É possível executar acenos com a cabeça a partir da mesma posição dos toques com o queixo. Eles são geralmente considerados uma progressão. Inicie o exercício com o toque de queixo, e, mantendo a cabeça reta, levante-a da cama ou do chão. Levante-a somente até 7,5 cm a 10 cm. Segure a posição por três segundos e deite lentamente a cabeça de volta na mesa. Repita esse exercício de 10 a 15 vezes, duas vezes por dia.

Exercício do quadrúpede

Começando de quatro, executar os dois exercícios anteriores será mais desafiador. Ao fazê-lo, certifique-se de que a cabeça fique reta. Execute o toque com o queixo, e então leve a cabeça de volta para cima, de forma que você olhe para a frente, e não para o chão. Repita o exercícios lentamente dez vezes, duas vezes por dia.

Correção postural

A correção também é importante para garantir que os flexores fiquem na posição apropriada durante o dia. Para garantir que você tenha a postura correta, fique com as costas contra uma parede, e encoste a parte de trás da cabeça nela. Mantenha os pés a cerca de 15 cm à frente da parede. Sinta a distância entre o pescoço e a parede; ela não deve ser maior do que 5 cm. Esse truque simples é suficiente para manter a cabeça erguida e impedir que os flexores cervicais se estiquem demais. É sempre uma boa ideia executar alguns toques de queixo para manter a cabeça erguida e a postura correta.

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Referências

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