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Exercícios para idosos na cadeira de rodas

Para idosos que usam cadeiras de rodas, exercitar-se pode ser uma atividade assustadora. No entanto, existem exercícios simples e eficazes, que a maioria dos idosos em cadeira de rodas pode realizar para aumentar a qualidade de vida. Eles podem ser especialmente benéficos aqueles idosos que sofrem de doenças crônicas. De acordo com FamilyDoctor.org, "mesmo os pacientes que sofrem de doenças crônicas, como doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e artrite, podem fazer exercícios com segurança. Muitas dessas doenças podem ser melhoradas com isso". O exercício aumenta a força de um indivíduo idoso e combate a perda do tecido muscular, fazendo levantar e carregar itens pela casa uma tarefa mais fácil.

Os exercícios podem melhorar significativamente a qualidade de vida de idosos em cadeiras de rodas (elderly couple relaxing in wheelchairs in the sun image by L. Shat from Fotolia.com)

Exercícios para as pernas

Alguns idosos que usam cadeiras de rodas podem ainda conseguir usar as pernas. Nesse caso, os músculos da área não devem ser desprezados. Levantamento da panturrilha e extensões da perna, fazer ambos sentado, são dois exercícios simples que os idosos podem realizar.

Para fazer os levantamentos da panturrilha sentado, comece com os pés apoiados no chão. Flexione os músculos da panturrilha, pressionando os calcanhares no chão e levantando-os. Volte à posição inicial para completar uma repetição. Para adicionar resistência aos joelhos, segure halteres sobre eles. Para executar extensões da perna sentado, comece de novo com os pés apoiados no chão. Mantendo a coxa apoiada na cadeira, estenda seu joelho esquerdo até a perna ficar o mais reta possível. Mantenha-se nessa posição de 1 a 2 segundos e volte a apoiar os pés. Repita do lado esquerdo para finalizar uma repetição.

Para ambos exercícios, execute de 10 a 15 repetições por série, e tente realizar pelo menos três séries.

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Exercícios para os braços

Exercícios com o bíceps e o tríceps são duas formas fáceis para um idoso em uma cadeira de rodas se exercitar. Ambos exigem uso de halteres leves para resistência. Em vez de usar halteres, é possível usar sacos de arroz. Para o bíceps, comece com as mãos ao seu lado, cada uma segurando um peso, com as palmas voltadas para frente. Seus braços devem estar distantes do corpo para evitar as rodas. Levante os pesos em direção ao seu peito, dobrando os cotovelos. Mantenha as costas apoiadas na cadeira e não deixe que os cotovelos desalinhem para frente. Volte à posição inicial para completar uma repetição.

Para as extensões do tríceps, comece segurando um único haltere com as duas mãos, com os braços estendidos acima da cabeça. Abaixe o haltere atrás de suas costas, dobrando os cotovelos até que seus braços formem um ângulo de 90 graus. Neste ponto, estenda os braços para voltar à posição de partida. Essa é uma repetição.

Tente fazer séries de 10 a 12 repetições, e conjuntos alternativos entre os exercícios de bíceps e tríceps até completar três séries de cada.

Exercício para o abdômen

Dentre os exercícios que trabalham os músculos abdominais, os oblíquos e a lombar, o único que pode ser feito em uma cadeira de rodas é o abdominal oblíquo sentado. Comece com os pés apoiados no chão e as suas mãos atrás da cabeça. Traga o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito, dobrando e inclinando seu torso ao mesmo tempo. Volte à posição inicial e repita o processo com o cotovelo direito e joelho esquerdo. Essa é uma repetição. Tente fazer três séries completas de 10 a 15 repetições.

Fique seguro

Nunca se exercite sozinho. Certifique-se de que há alguém perto de você para ajudá-lo em caso de emergência. Sempre consulte seu médico antes de começar uma rotina de exercícios.

Descanse pelo menos um minuto entre cada série e não tente utilizar formas de resistência pesadas demais para controlar.

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Referências

Recursos

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