×
Loading ...

Existem traças no meu colchão?

Muitas vezes, a pessoa acorda no meio da noite para beber um copo de água, liga a luz e enxerga um inseto na cama. Geralmente, a pergunta que fica é: que inseto é esse?. Muitos são fáceis de reconhecer, mas outros não. As traças são, geralmente uma categoria difícil de identificar. E podem sem encontradas em seu colchão, à noite, porque gostam de comer algodão e linho.

As traças podem ser encontradas em seu colchão, à noite, porque gostam de comer algodão e linho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Traças

O gênero e espécie da traça é "Lepisma saccharina". É parcialmente derivado da predileção do inseto por açúcares e amido (pense "sacarina"). A traça também é conhecida como peixe-mariposa em decorrência de sua coloração prateado-clara e azul. Além disso, é encontrada praticamente no mundo todo, inclusive na América do Norte e na Europa. Se encontrar uma em seu colchão, observe seus movimentos de peixe à medida que ela escapa de você.

Loading...

Descrição

As traças são insetos noturnos, diferenciando-se no comprimento, em cerca de 1,2 cm a 2,5 cm. São alongadas e possuem uma aparência achatada, apropriada para penetrar em lugares apertados e escuros. Todas as traças apresentam três apêndices na ponta de seus abdomens, chamados "cerci" ("sir kai"). Um é paralelo ao seu corpo, enquanto outro é direcionado para a direita , e outro para a esquerda. Duas longas antenas projetam-se da cabeça do inseto. Elas possuem dois olhos compostos e não possuem asas.

Dieta

As traças são atraídas por carboidratos, o que quer dizer qualquer açúcar ou amido. Isso significa que se alimentam de praticamente tudo que inclua essas substâncias, inclusive muitos tipos de cola. Carpete, cabelo, caspa, café e roupas são bastante atraentes. Alimentam-se inclusive de algodão e linho, e é por esta razão que são encontradas nos colchões. Até mesmo o couro e tecidos sintéticos como náilon não estão seguros se elas estiverem com muita fome.

Habitat

As traças adaptaram-se para preferir áreas úmidas. Nas casas, elas geralmente são encontradas em sótãos, armários e porões. No entanto, qualquer lugar onde possam circular livremente durante a noite, como quartos, será atrativa para elas. Estes lugares são escuros e, certamente, existem cabelo, algodão e caspa. Toalhas úmidas ou ensopadas e roupas deixadas regularmente no quarto também podem ser atrativas para as traças.

Considerações

Felizmente, as traças não carregam doenças e representam mais uma peste de insetos. No entanto, elas consomem o que lhes chama a atenção e podem produzir buracos em colchões, travesseiros e fronhas. Predadores biológicos destes insetos incluem aranhas comuns e centípedes. Medidas de controle natural incluem sprays cítricos, já que a traça acha este aroma altamente repugnante. Pó de terra de diatomáceas, que é dissecante, também serve para exterminá-las por desidratação. Apenas borrife onde quer que ache que elas estejam.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...