Cinco alternativas para a naftalina no combate à traça

••• Photodisc/Digital Vision/Getty Images

Bolas de naftalina são pesticidas permitidos por lei. Esse poderoso agente químico é usado em ambientes fechados, onde a substância evapora, matando traças e larvas. Os componentes da naftalina são geralmente tóxicos, e muitas pessoas consideram o cheiro desagradável. Felizmente, existem diversas alternativas naturais que repelem traças sem a presença de químicos nocivos à saúde ou cheiros desagradáveis.

Passo 1

Lave e seque bem suas roupas antes de guardá-las. As traças são aparentemente atraídas por cheiros corporais deixados nas roupas, então, uma peça que foi usada mas não lavada é um alvo. Itens que ficarão guardados sem uso por muito tempo devem ser estendidos sob sol uma ou duas vezes por mês. Escove as roupas antes de guardá-las novamente. Cobertores e roupas de outras estações podem ser guardadas em embalagens seladas.

Passo 2

Polvilhe ácido bórico em fendas e cantos para controlar infestações existentes. O ácido bórico é um material não tóxico facilmente encontrado na natureza. Apesar de inofensiva para o ser humano, a substância paralisa e desidrata os insetos que entram em contato com ela.

Passo 3

Guarde roupas perto de blocos ou lascas de cedro. O cheiro do cedro é um repelente de traças natural. Lixe os blocos e troque as lascas quando começarem a perder o cheiro. Se você tiver um baú ou armário feito de cedro, use-o para guardar suas lãs.

Passo 4

Encha saquinhos de gaze ou algodão com ervas repelentes. Crie um sachê de lavanda usando botões de lavanda secos. Um sachê feito com uma mistura de partes iguais de hortelã e alecrim também irá repelir pragas. Com o benefício de que esse odores são muito mais agradáveis do que o cheiro da naftalina.

Passo 5

Aspire roupeiros e gavetas com o filtro HEPA do aspirador. Aspire também outros lugares onde fiapos, pelos de animais e cabelo possam se acumular, como em alguns móveis. Fiapos e cabelo acumulados são terrenos férteis para a reprodução das traças.

Mais recentes

×