Explicando a Semana Santa para crianças

••• statue of jesus image by Joann Cooper from Fotolia.com

A Semana Santa é a última semana dos quarenta dias da Quaresma. Antecede o Domingo de Páscoa, começa no Domingo de Ramos e termina no Sábado de Aleluia. Muitos cristãos participam da Semana Santa para celebrar os últimos dias de Jesus. Ela não é festejada desde sempre. Na realidade, a primeira celebração ocorreu pela primeira vez entre 600 e 1000 anos após a morte de Jesus.

Domingo de Ramos

palm leaves image by Vonora from Fotolia.com

Quando Jesus chegou em Jerusalém montado em seu jumento, encontrou muitos seguidores que queriam vê-lo. Pessoas se amontoaram ao seu redor e chamaram seu nome. Muitos clamaram "Rei" ou "Salvador". Adoradores se ajoelharam e brandiram ramos enquanto Jesus passava. Crianças e adultos queriam ouvi-lo e tocá-lo. Enfermos queriam que o Salvador os curasse.

Segunda e Terça-feira Santas

sheeps queue on sheep-run image by Piotr Rydzkowski from Fotolia.com

Alguns acreditam que na segunda-feira da Semana Santa, Jesus libertou os animais para que eles não fossem vendidos ou mortos. A libertação de muitas ovelhas e bois foi comparada à libertação dos escravos. Terça é o dia em que os Fariseus se reuniram e traçaram um plano para amotinarem-se contra Jesus e assassiná-lo. A segunda e a terça-feira santas não são grandes dias de celebração. Todavia, esses eventos conduziram Jesus à morte.

Quarta-feira Santa

church image by Anne-Catherine Scoffoni from Fotolia.com

Judas havia sido amigo de Jesus, mas começou a sentir inveja dele porque muitos o amavam. Judas se juntou aos Fariseus e disse que enganaria Jesus e o mataria. Hoje, muitos vão à Igreja na Quarta-feira Santa para relembrar este dia.

Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças

last supper image by Charlie Rosenberg from Fotolia.com

A Santa Ceia aconteceu neste dia. Jesus sentou-se para comer com outras doze pessoas. Essas pessoas eram seus discípulos. Seu amigo Judas estava lá naquela noite. Jesus compartilhou seu pão e seu vinho com todos. Ele disse aos discípulos que era mais importante servir que ser servido. Amorosamente, lavou os pés de seus discípulos. Depois da refeição, Jesus quis ficar sozinho para rezar. Pouco depois, guardas apareceram e ele foi preso.

Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão

Symbolbild Ostern image by bilderbox from Fotolia.com

Jesus foi obrigado a construir uma imensa cruz e carregá-la, sozinho, até o topo de um monte. Na sua cabeça, havia uma coroa de espinhos. Suas mãos e pés foram pregados à cruz. Uma das formas de celebrar a Sexta-feira Santa é através do jejum, isto é, abstinência total de comida. É um dia para chorar a morte de Jesus, mas também para celebrar o fato de ele ter dado sua vida para todos.

Sábado de Aleluia

red candles, church image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com

Após sua morte, Jesus foi posto em um túmulo. O túmulo parecia uma caverna. Os guardas colocaram uma grande pedra em sua entrada para garantir que ninguém entrasse ou saísse. Eles sabiam que Jesus estava morto, mas, mesmo assim, queriam fechar a passagem para garantir que ele não saísse. Algumas formas de celebrar este dia são meditando, orando e acendendo velas na igreja.

Mais recentes

×