Como explicar o sentimento de inveja para uma criança

Como explicar o sentimento de inveja para uma criança

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A inveja, muitas vezes entendida como o ressentimento sentido quando alguém ganha algo que o outro acha que merecia, pode ser confuso para uma criança. As crianças que sofrem a angústia da inveja nem sempre a entendem ou sabem de onde ela vem. Elas podem simplesmente colocar tudo para fora, talvez fazendo bagunça ou cair no choro. As crianças precisam entender que a inveja é um sentimento humano natural, e devem ser capazes de enfrentá-lo como um adulto. A explicação desse sentimento deve ser feita de uma maneira simples e não-traumática.

Step 1

Corte para si uma grande fatia de bolo de chocolate. Corte para criança uma fatia bem menor, tão fina quanto um baralho de cartas. Coma-o e visivelmente desfrute da sua fatia, deixando claro o quanto você gosta dela.

Step 2

Observe a criança terminar rapidamente a fatia dela e assistir você comendo a sua. Normalmente, a criança pedirá por outra fatia, maior, ou pedirá para que você divida a sua. A criança pode implorar, chorar ou ficar com raiva. Nesse momento você deverá se manter firme, por pelo menos alguns minutos.

Step 3

Pergunte como ela se sente. Assegure-se de que a criança usará palavras adultas como "triste", "com raiva" ou "confuso." Peça para que ela explique porque está se sentindo assim. Nesse momento, a criança deverá ser capaz de explicar com as suas próprias palavras que ela se sente no direito de comer uma fatia de bolo tão grande quanto a sua e que acha injusto ou cruel que você o negue isso.

Step 4

Com o seu marcador, escreva em um pedaço de papel a palavra "inveja" em letras grandes. Diga ao seu filho que as emoções as quais ele sentiu ao não ganhar mais bolo fazem parte de uma emoção maior chamada "inveja". Explique que é uma emoção humana natural e deve ser superada sem lágrimas ou gritos. Então, dê ao seu filho uma fatia maior do bolo, para não traumatizá-lo.

eHow Brasil
×