Como explicar os sete pecados capitais para crianças

Crianças fazem todo tipo de pergunta, especialmente sobre questões espirituais, e esses assuntos podem ser delicados. Tenha cuidado para orientá-las na direção correta quando for explicar os sete pecados capitais, como enumerado pela Igreja Católica, usando as diretrizes a seguir.

Passo 1

Certifique-se de que as crianças entendam o significado de "capital" nesse contexto. Será um erro se eles pensarem que vão cair mortas imediatamente após cometer qualquer um desses pecados. Diga-lhes que Deus pode e irá perdoar qualquer pecado se nós o confessarmos e fizermos um esforço honesto para nos arrependermos.

Passo 2

Diga-lhes que a luxúria pode assumir muitas formas e é um desejo muito forte por qualquer coisa que não seja legitimamente delas, incluindo dinheiro, automóveis, álcool e drogas ou o cônjuge de outra pessoa.

Passo 3

Ensine-as que a ganância é quase o mesmo que luxúria, embora possamos ser gananciosos por algo que nós já possuímos. A Bíblia nos diz que devemos estar dispostos a compartilhar o que temos com aqueles que não têm nada.

Passo 4

Ensine-as que ganância, inveja, luxúria e gula estão relacionadas, quando queremos coisas que não temos ou não deveríamos ter porque não são boas para nós. A Bíblia afirma que devemos desfrutar de todas as coisas com moderação.

Passo 5

Afirme que temos de ser diligentes e trabalhar para as coisas que queremos e precisamos e não sermos preguiçosos. Se trabalhamos para as coisas que precisamos, temos menos tempo para invejar, cobiçar e ser gananciosos por coisas que não temos.

Passo 6

Afirme que está tudo bem ficar com raiva ou ter ira sobre coisas que estão erradas, mas que não devemos deixar a ira controlar nossas ações. Diga-lhes que a Bíblia diz: "Fique com raiva, mas não cometa o pecado". Ensine as crianças a lidar com a raiva de maneiras construtivas, como trabalhar com outras pessoas para resolver um problema.

Passo 7

Aconselhe-as que o orgulho é provavelmente a raiz de todos os outros pecados capitais. Explique que ele pode nos levar a cometer um monte de outros pecados, como mentir, enganar e roubar. Revele às crianças a diferença entre orgulhar-se de outra pessoa, como alguém de nossa família, e ser orgulhosos.

Mais recentes

×