Faça você mesmo: mesa de desenho

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Fazer sua própria mesa de desenho é um rito de passagem para engenheiros, arquitetos, decoradores e desenhistas. Reúna os materiais e em menos de uma hora você terá sua própria mesa. Com a configuração básica, você poderá adicionar ferramentas de desenho para atender suas necessidades, incluindo máquinas. Uma vez que tenha aprendido como montar sua própria mesa, você saberá montar outras, caso queira aprimorar suas técnicas.

Passo 1

Selecione uma superfície de desenho em uma madeireira próxima. Procure uma que seja lisa e impermeável, como laminados de alta pressão ou um painel de fibras de madeira com uma densidade média. Determine o tamanho máximo para seus desenhos e adicione alguns centímetros para ter uma margem de segurança. Corte seu quadro neste tamanho. Opcionalmente, uma porta sólida e nivelada de madeira pode fornecer uma combinação entre tampo de mesa e superfície de desenho.

Passo 2

Desenrole o tapete de vinil à temperatura ambiente. Deixe-o descansar por algumas horas para perder um pouco de sua curvatura.

Passo 3

Aplique a fita dupla-face ao tapete de vinil ao longo de todas as quatro bordas e na diagonal. Evite a sobreposição de fita. Posicione o tapete na superfície que será utilizada para desenho e aplique pressão para aderi-lo ao quadro.

Passo 4

Instale uma dobradiça opcional e ferragens ajustáveis para que você possa mudar o ângulo de sua mesa de desenho. Normalmente, 30º já garantem conforto.

Passo 5

Monte sua prancha de desenho sobre armários de arquivo ou uma mesa. Usando um gabinete de arquivo em cada extremidade você criará uma base para desenhar que funcionará também como um espaço de armazenamento.

Mais recentes

×