Faça você mesmo: mesa de desenho

Jupiterimages/Pixland/Getty Images
Fazer sua própria mesa de desenho é um rito de passagem para engenheiros, arquitetos, decoradores e desenhistas. Reúna os materiais e em menos de uma hora você terá sua própria mesa. Com a configuração básica, você poderá adicionar ferramentas de desenho para atender suas necessidades, incluindo máquinas. Uma vez que tenha aprendido como montar sua própria mesa, você saberá montar outras, caso queira aprimorar suas técnicas.
Step 1
Selecione uma superfície de desenho em uma madeireira próxima. Procure uma que seja lisa e impermeável, como laminados de alta pressão ou um painel de fibras de madeira com uma densidade média. Determine o tamanho máximo para seus desenhos e adicione alguns centímetros para ter uma margem de segurança. Corte seu quadro neste tamanho. Opcionalmente, uma porta sólida e nivelada de madeira pode fornecer uma combinação entre tampo de mesa e superfície de desenho.
Step 2
Desenrole o tapete de vinil à temperatura ambiente. Deixe-o descansar por algumas horas para perder um pouco de sua curvatura.
Step 3
Aplique a fita dupla-face ao tapete de vinil ao longo de todas as quatro bordas e na diagonal. Evite a sobreposição de fita. Posicione o tapete na superfície que será utilizada para desenho e aplique pressão para aderi-lo ao quadro.
Step 4
Instale uma dobradiça opcional e ferragens ajustáveis para que você possa mudar o ângulo de sua mesa de desenho. Normalmente, 30º já garantem conforto.
Step 5
Monte sua prancha de desenho sobre armários de arquivo ou uma mesa. Usando um gabinete de arquivo em cada extremidade você criará uma base para desenhar que funcionará também como um espaço de armazenamento.
Mais Artigos
Como construir um cercado grande para gatos→

Como projetar, construir e instalar um painel de Shoji japonês→

Como colocar uma lona em um telhado com goteiras→

Como fazer o papel contact aderir a um quadro de compensado→

Como fazer uma borda de página personalizada no Word→

Como fechar aberturas de ar condicionado na parede→

Referências
- "Gráficos arquitetônicos"; Frank Ching; 2009
- Art Supplies Online: Mesas de desenho e elaboração [em inglês]
Recursos
Dica
- Trabalhe devagar para evitar bolhas de ar quando estiver anexando o tapete de vinil.
- Faça um teste de fixação com a fita dupla-face.
- Para fazer uma prancheta portátil, fixe uma alça e adicione suportes para segurar a bancada durante o transporte (se tiver uma).
- Réguas, linhas guia, réguas em T e protetores de desenho são opcionais e devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante.
Advertência
- Lixe ou prepare seu quadro se estiver inacabado. Elimine todas as superfícies elevadas e irregulares para prevenir problemas futuros com seus desenhos.
- Certifique-se de usar uma placa de madeira de no mínimo 1 cm (ou mais) de espessura para manter a rigidez da prancheta.
Sobre o Autor
Jennifer Ramirez is a school district administrator with more than 10 years experience as a tax professional. She has extensive experience in the field of mathematics and science and maintains a blog about cooking and sustainable living. Ramirez holds a Master of Science in elementary education.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Pixland/Getty Images