Como faço para acelerar meu notebook de forma segura e grátis?

••• laptop image by DuÅ¡an Zidar from Fotolia.com

Um notebook requer manutenção regular para mantê-lo funcionando bem. Como os dados e arquivos desnecessários se acumulam no disco rígido ao longo do tempo, eles podem causar uma degradação gradual da performance. Além disso, spywares e malwares ocultos instalados podem usar os recursos da CPU e desacelerar outros programas. Usar um software grátis para limpá-lo é uma maneira fácil e segura para acelerá-lo novamente.

CCleaner - Limpeza de arquivos

Passo 1

Baixe o programa CCleaner gratuitamente no site do CCleaner.

Passo 2

Instale o programa no seu computador portátil e permita que ele coloque um atalho na área de trabalho, clique no atalho do CCleaner para iniciá-lo.

Passo 3

Verifique a lista de arquivos que o programa irá limpar, como arquivos de cache, arquivos temporários e despejos de memória. Eles ocupam espaço no seu disco rígido e podem diminuir o desempenho do seu notebook. Você pode desmarcar os arquivos que não deseja que o programa limpe.

Passo 4

Escolha para "Analisar". O programa irá informar quantos arquivos serão removidos e quanto espaço em seu notebook será limpo.

Passo 5

Clique no botão "Executar o Limpador" para iniciar o processo de limpeza. Permita que o programa remova completamente todos os arquivos em excesso de seu sistema.

CCleaner - Limpeza do registro

Passo 1

Clique no atalho do CCleaner para iniciar o programa.

Passo 2

Clique na aba "Registro" localizado no lado esquerdo do programa. Será parecido com um grupo de pequenas caixas azuis. Isto irá levá-lo para a parte do programa de limpeza do registro.

Passo 3

Clique no botão "Procurar por Problemas" e permita que o programa conclua a busca. Ele informará quais problemas ele encontrou, como extensões de arquivos não utilizados, classes de arquivos vazios e outras entradas de registro obsoletas que podem se acumular no registro do notebook.

Passo 4

Escolha quais problemas você deseja que o programa remova, fazendo a marcação ao lado do item na lista.

Passo 5

Clique no botão "Corrigir Problemas Encotrados". Você será solicitado a salvar um backup do seu registro. Normalmente, isso é uma boa idéia toda vez que você faz alterações no registro.

Passo 6

Escolha "Sim" para salvar um backup do seu registro e escolha o local em seu laptop em que você deseja salvá-lo.

Passo 7

Clique no botão "Corrigir todos os problemas" para permitir que ele limpe mais rapidamente o registro. Se você deseja verificar cada item, em vez disso você pode clicar em "Corrigir Problema" em cada um até que você tenha limpado completamente o seu registro.

Passo 8

Clique no botão "Fechar" quando a limpeza do registro estiver completa.

Malwarebytes

Passo 1

Baixe o programa Malwarebytes gratuitamente no site da Malwarebytes.

Passo 2

Instale o programa e permita que ele se atualize caso ele solicite uma atualização ao final da instalação.

Passo 3

Clique no ícone do Malwarebytes no seu desktop para iniciar o programa.

Passo 4

Navegue até a aba "Atualizar" e clique no botão "Checar Atualizações". Isto irá atualizar o banco de dados para a versão mais recente. Clique em "OK" quando encerrar.

Passo 5

Vá até a aba "Verificar".

Passo 6

Escolha a opção "Executar Varredura Rápida" e clique no botão "Escanear". Permita que o programa procure por qualquer malware ou vírus escondido.

Passo 7

Quando a verificação for concluída, o programa irá informar se encontrou algum malware. Você verá uma lista de suspeita de malware e poderá escolher os itens para serem removidos. Clique em "Remover Selecionados" e permita que o programa remova os problemas.

Passo 8

Reinicie o computador quando o programa pedir.

SuperAntiSpyware

Passo 1

Baixe o programa SuperAntiSpyware gratuitamente no site da SuperAntiSpyware.

Passo 2

Instale o programa e permita que ele coloque um ícone no seu desktop.

Passo 3

Clique no ícone SuperAntiSpyware em seu desktop para iniciar o programa.

Passo 4

Permita que ele atualize suas definições.

Passo 5

Clique no botão "Verificar o computador" para ver as opções de varredura.

Passo 6

Escolha as unidades do seu computador que devem ser verificadas. A unidade C é geralmente a padrão. Em seguida, certifique-se de que "Realizar Varredura Rápida" está selecionado e clique no botão "Próximo".

Passo 7

Permita que a verificação seja executada em seu computador.

Passo 8

Verifique o resumo da varredura. Isto irá alertá-lo para os problemas que o programa encontrou.

Passo 9

Clique em "OK" para ver uma lista de possíveis problemas. Você pode escolher quais deles você gostaria de remover.

Passo 10

Clique em "Próximo" e permita ao SuperAntiSpyware remover os problemas. Reinicie o computador, se solicitado após a varredura.

Mais recentes

×