×
Loading ...

Fatores que contribuíram para a urbanização do século 21

A urbanização é o processo de migração de uma população para uma concentração nas cidades. Alguns veem esse processo como um uso mais desejável e eficaz dos recursos limitados, em oposição à expansão suburbana que caracterizou o período pós-guerra em meados do século 20. Em 2008, o percentual de toda a população humana residente em cidades e áreas urbanas ultrapassou 50% pela primeira vez na história.

Nova Iorque tem a reputação de ser exemplo de uma cidade altamente urbanizada (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Crescimento populacional

A "Revolução Verde", ocorrida entre os anos de 1940 e 1970, aumentou drasticamente a produção agrícola de muitas áreas do mundo — principalmente da Índia. Esse excedente de alimentos inevitavelmente levou a um crescimento populacional. Como consequência acidental, a agricultura se consolidou em peso, tornando-se um negócio operado por corporações poderosas. Essas duas ocorrências contribuíram para um êxodo das famílias às áreas urbanas.

Loading...

Industrialização

Em muitos casos, vários tipos de indústria, geralmente de manufatura, viram que era vantajoso ter bases operacionais em áreas urbanas. Nas áreas com alto índice de pobreza e desemprego, a migração em massa para as cidades se tornou desejável, já que havia a promessa de trabalho e outros benefícios, como o acesso à saúde e educação.

Globalização

Muitas cidades "novas", como aquelas construídas rapidamente na China e nos Emirados Árabes Unidos, precisavam de muita mão de obra temporária. Essa modalidade de contratação de estrangeiros trouxe junto a exploração e o contrabando, mas a velocidade de construção das novas áreas urbanas dependia de um excedente de mão de obra estrangeira e barata. O mercado livre global descentralizou trabalhadores ao ponto de causar o aparecimento de enormes favelas para abrigar uma força de trabalho itinerante.

Infraestrutura

Mesmo no século 21 muitos locais ainda têm infraestrutura pobre ou inexistente. Devido à natureza planejada e estruturada das cidades, a habitabilidade requer certas infraestruturas. Com isso, vêm os serviços cívicos e o apoio do governo na forma de fundos baseados em impostos. Esse apoio se demonstra especialmente atraente nos países em desenvolvimento, onde a urbanização pode levar rapidamente à formação de uma classe profissional.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...