×
Loading ...

Fatos sobre o piolho-de-cobra para crianças

Embora muitas pessoas acreditem que o piolho-de-cobra seja um inseto, ele não o é. Eles são artrópodes, que são animais invertebrados com corpos segmentados e apêndices articulados. Existem mais de 10.000 espécies desses bichos que vivem em quase todas as regiões do mundo. O piolho-de-cobra é às vezes confundido com centopeias, mas, quando você aprender suas características será fácil distinguir uma espécie da outra. Mesmo sendo nojentos para algumas pessoas, são insetos que muitas crianças acham fascinantes e emocionantes.

O piolho-de-cobra pode variar em tamanho e forma (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Aparência

O piolho-de-cobra tem normalmente uma cor marrom escura ou preta, porém diferentes espécies apresentam cores diferentes. Seus corpos são divididos em segmentos, cujo número varia de acordo com as espécies. A maioria dos piolhos-de-cobra possui entre 25 a 100 segmentos assim como uma cabeça redonda, dois olhos e uma boca. Eles respiram por buracos chamados de espiráculos localizados nos segmentos. Estes segmentos variam entre 2 mm e 22 cm de comprimento.

Loading...

Pernas

A maioria das espécies de piolho-de-cobra tem entre 36 e 400 pernas. Estes são organizados em pares, uma perna em cada lado do corpo e a maioria dos segmentos tem dois pares de pernas. Os primeiros segmentos após a cabeça podem conter somente um par por segmento e os últimos dois segmentos não têm pernas. As pernas movem-se em um movimento ondulatório.

Comportamento

O piolho-de-cobra prefere ambientes frescos e úmidos e são frequentemente encontrados sob rochas, troncos, a serapilheira ou terra. Eles podem também ser encontrados embaixo de cascas de árvores. A maioria das espécies alimenta-se de matéria de plantas em decomposição. Seu corpo excreta uma substância química que umedece a matéria vegetal e em seguida, raspa a sua comida com a sua mandíbula. O piolho-de-cobra também se alimenta de mudas se a matéria vegetal em decomposição não estiver disponível. Existe também o piolho-de-cobra que é carnívoro, o que significa que comem outros animais.

Predadores

O piolho-de-cobra tem vários predadores naturais que são animais que se alimentam deles. Estes incluem uma variedade de espécies de pássaros, assim como musaranhos e texugos. O piolho-de-cobra evita ser comido enrolando seu corpo em um espiral apertado. Isso protege as pernas e o ventre, que não são protegidos por um exoesqueleto rígido. A maioria das espécies libera uma substância tóxica para irritar o predador. Essas secreções saem de uma forma líquida ou gasosa e queimam o exoesqueleto de outras espécies ou irritam a pele e os olhos. Se você recentemente encostou-se em um piolho-de-cobra e sua pele ou olhos estiverem coçando ou com uma sensação de queimação, lave a área bastante com água.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...