Fazendo um portão de madeira como um profissional

••• Thomas Fence & Deck Co.

O design e as ferragens são o que fazem um portão de madeira funcionar por décadas. A chave está em entender alguns pontos básicos sobre a construção de portões e você poderá fazê-lo no formato que quiser. Estas instruções podem ser adaptadas para fazer portões personalizados, ocultos, de painel, de treliça ou porteiras.

Nós construímos nossos portões com eles em pé, mas se preferir você pode alterar estas instruções e fazer o portão no chão, ou o que for mais natural para você. Faças os portões o mais leves possível para evitar que a gravidade os prejudique. Use tábuas de cedro e dobradiças de qualidade com folhas de 1,30 centímetros. Estes itens estão disponíveis em qualquer loja de ferragens.

Usamos também ferramentas pneumáticas profissionais que você pode substituir por chaves de fenda ou pregos apropriados (pregos com rosca são melhores, mas difíceis de usar) em lugar de pistolas pneumáticas. Use parafusos de madeira e pregos galvanizados.

Iniciando a construção

Passo 1

Meça a abertura e corte as grades do portão no comprimento. Estas deverão ter um encaixe firme.

Passo 2

Marque a posição das grades nas colunas com um lápis usando um nível longo antes de fixá-los.

Passo 3

Fixe as grades no lugar com travessas em cima e embaixo.

Passo 4

Posição das grades Alinhe as grades do portão com as grades da sua cerca, se possível. Se não, posicione a grade inferior a 12 centímetros do chão e a grade superior a 15 centímetros da coluna superior. A 1,80 m a grade do meio ficará entre as duas.

Passo 5

As grades deverão ter um estreitamento na espessura de uma viga a partir da coluna, aproximadamente 1,60 centímetro. Dessa forma você terá uma superfície homogênea para montar as dobradiças quando as colunas estiverem posicionadas.

Passo 6

Os pregos de fixação devem ser posicionados para facilitar sua remoção depois que as colunas estiverem montadas e as dobradiças colocadas.

Passo 7

Corte as travessas de suporte. Faça um longo corte nas grades e marque as travessas para cortar. As travessas devem ser posicionadas a 14 centímetros da coluna. Faça uma marca visível (riscando ou com lápis) no local de medição da grade. Uma travessa de suporte deve ser posicionada acima do canto da dobradiça no portão.

Passo 8

Corte a travessa e pregue-a onde está a marca. Posicione um prego na travessa antes de pregá-la na grade, segurando-a com firmeza, e fixe a travessa nas grades.

Passo 9

Comece a por as vigas com a linha de pedreiro. Vá colocando depois de fixar a primeira na altura da coluna da dobradiça, que ficará permanentemente pregada. Pegue uma segunda viga e coloque na mesma altura da primeira e fixe-a temporariamente na coluna (bata os pregos só até a metade, para remover depois). Posicione dois pregos no topo de cada viga e estique a linha de pedreiro. Fixe as vigas, e se for fazê-lo com a pistola para pregos faça-o segurando as vigas por trás. Ou então parafuse as vigas deixando os parafusos bem retos.

Passo 10

Tire a última viga (que é só temporária) deixando um espaço de 1,90 centímetros da coluna com o ferrolho. Se precisar de menos que uma viga para garantir o equilíbrio, retire uma com a largura correta. Retire a linha.

Passo 11

Faça furos para as dobradiças.

Passo 12

Use dobradiças de 20 centímetros ou mais com folhas de 1,30 centímetros para melhores resultados. São fáceis de encontrar em lojas de ferragens ou grandes lojas de material de construção (veja dicas online de outros fornecedores).

Passo 13

Remova os pregos da grade de suporte de dentro do portão.

Passo 14

Abra o portão gentilmente.

Passo 15

Você terá 1,90 centímetros de excesso de vigas 2x4 para retirar de cada grade.

Passo 16

Segure o portão com o pé e use a serra para remover o excesso de madeira.

Passo 17

Ficará um espaço de 1,90 centímetros para o ferrolho.

Passo 18

Siga as instruções do fabricante para colocar o ferrolho.

Passo 19

Marque e corte o topo do portão na sua altura. Se você quiser que o portão fique invisível (parecendo parte da cerca, com dobradiças e ferrolho na parte de dentro) certifique-se de fazer o corte alguns centímetros a partir da parte de baixo das grades ou painel antes de iniciar a construção do portão. Assim restará espaço suficiente na parte de baixo para acertar de acordo com as condições do terreno.

Passo 20

Se você quiser um topo convexo para o portão, certifique-se de deixar pelo menos 20 centímetros de viga extra ultrapassando a parte superior da grade, para ter madeira suficiente para cortar. Use um pedaço de tubo de PVC e desenhe uma curvatura suave na parte superior do portão (com o auxílio de um amigo ou de prendedores). Afaste-se e olhe bem o formato desenhado antes de cortar as vigas.

Mais recentes

×