×
Loading ...

Como é feito o corte chanfrado em madeira

Saiba como é feito o corte chanfrado (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Maneiras

Há várias maneiras de se fazer um corte chanfrado em uma placa de madeira. Uma delas consiste em posicionar a lâmina da serra de mesa em um ângulo inclinado e configurar a guia contenção para controlar o movimento a peça. Alimentar a madeira ao longo da guia "rasgará" um corte chanfrado, conforme o material escorrega através da lâmina. Usar o graminho da serra é outra maneira de se fazer um corte chanfrado. Nesse caso, o pedaço de madeira recebe um corte transversal, feito perpendicularmente a seus veios, em vez de um corte tipo "fenda". Desde que a lâmina da serra esteja inclinada, o corte resultante será chanfrado.

Loading...

Com a serra circular

Outra maneira é fazer o corte com uma serra circular. Ela é operada manualmente, por isso o corte pode não ser tão preciso quanto ao da serra de mesa. Ao se usar um esquadro para manter a lâmina correndo ao longo de uma linha reta e ao incliná-la de maneira que passe através da madeira em um ângulo inclinado, é possível fazer um corte transversal chanfrado com a serra circular.

Serra de esquadria

A serra de esquadria é uma outra forma que permite que se faça um corte chanfrado. A lâmina pode ser inclinada no ângulo desejado, e um pedaço de madeira pode ser preso à superfície plana de corte da serra. O operador traça a lâmina para baixo, ou a empurra através da madeira, e o corte é feito. As serras de esquadria são projetadas para fazer cortes transversais e não tipo "fenda".

Serrote e esquadria

As pessoas com habilidade para trabalhar com madeira podem fazer um corte chanfrado com um serrote. Essa é uma ferramenta manual com uma lâmina rígida e retangular e um pedaço de metal reforçador ao longo de sua parte superior. Ele pode ser usado à mão livre, mas é geralmente utilizado em uma moldura chamada de esquadria, um aparato designado para segurar a ferramenta e mantê-la em linha reta. Dessa forma, pode-se fazer um corte mais preciso do que o feito à mão livre. No entanto, nesse caso, o corte é angulado e, dependendo de como a peça de madeira será usada, o corte pode ser considerado chanfrado.

Peças antigas

No período colonial, os artesãos mais habilidosos usavam vários tipos de plainas manuais para moldar as superfícies e as bordas da madeira. Cada ferramenta tinha uma serra e uma configuração específica. Uma delas era designada para fazer cortes chanfrado. Essas plainas antigas se tornaram meras curiosidades e itens de colecionador. Alguns puristas e aficionados pelo estilo antigo ainda utilizam-nas para trabalhar com madeira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...