Como fazer uma espada katana de madeira

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Espadas katana de madeira, também chamadas bokkens, são um tipo de espada utilizado na prática de muitas artes marciais japonesas, de Aiaido até Aikido e Kendo. Apesar de serem usadas principalmente para treinamento, elas podem ser armas formidáveis​​. As lâminas são consideradas uma extensão do corpo do praticante, e é por isso que muitos artistas marciais gostam de fazer suas próprias espadas. O processo é muito demorado, mas a energia colocada nele vai refletir no resultado final.

Passo 1

Coloque um bokken ao longo da madeira e trace o perfil da lâmina e empunhadura sobre ela. Use uma serra circular ou de banda para cortar a forma da madeira.

Passo 2

Prenda a extremidade do cabo da espada em um grampo de mesa, com a coluna da espada para cima.

Passo 3

Aplaine as faces da lâmina, deixando cerca de 6 mm ao longo da parte superior da coluna, de modo que os lados fiquem graduados a partir da coluna de 0,5 cm e criem uma protuberância de cerca de 2 cm de espessura, uma vez que cheguem a cerca de um terço do caminho para o lado. Os lados da lâmina devem então diminuir para cerca de 3 mm quando chegarem à aresta de corte, que está diretamente abaixo da coluna, no lado inferior da lâmina da katana.

Passo 4

Aplaine a ponta da lâmina de modo que, na aresta de corte, cerca de 2 cm a partir da ponta, a linha da lâmina fique inclinada para cima cerca de 30 graus, para encontrar a ponta. A ponta deve ser da mesma espessura que a aresta de corte da lâmina, em torno de 3 milímetros.

Passo 5

Lixe a lâmina com uma lima, uma vez que já esteja satisfeito com a forma. Se necessário, use o bokken de exemplo ou imagens de bokken quando estiver afinando a forma. Solte a katana de modo que a empunhadura fique livre para você trabalhar nela.

Passo 6

Aplaine a empunhadura - que deve ter cerca de 25 cm de comprimento - em uma forma oval. O diâmetro oval deve ser de aproximadamente 5 cm de comprimento e de 2,5 cm a 3,5 cm de largura no ponto médio.

Passo 7

Deixe o final da empunhadura fechado, mas use um formão para fazer um corte muito fino ao redor da circunferência da espada, onde a empunhadura encontra a lâmina. Em uma katana real, esta linha é onde o protetor de mão, ou tsuba, é colocado.

Passo 8

Lixe o bokken meticulosamente com uma lixa fina antes de esfregá-lo com óleo de linhaça fervido ou óleo de tungue. Use panos para limpar o excesso de óleo.

Mais recentes

×