×
Loading ...

Fertilizante líquido caseiro para gramado

Um gramado verde e viçoso, além de bonito é convidativo, mas mantê-lo verde e saudável requer alguma alimentação e cuidados. Fazer um fertilizante caseiro é fácil e o ajudará a cultivar um gramado espetacular.

Um gramado verde e viçoso, além de bonito é convidativo (John Keatley/Digital Vision/Getty Images)

Chá de adubo

Obtenha um adubo de boa qualidade. Adubo de galinhas ou cavalos são excelentes. Encha um saco de estopa de adubo, amarre a parte superior, e ponha-o em balde de 18,5 litros. Encha o balde com água não clorada. Essencialmente, você está fazendo um "saquinho de chá" de fertilizante que agora será "macerado". Deixe-o assentar por cerca de uma semana, agitando-o uma vez ao dia. Em seguida, suspenda o saco sobre o balde até ele parar de gotejar. O líquido deverá ser semelhante ao chá regular. Para fazer isto mais depressa, ponha o adubo diretamente no balde e encha-o de água. Deixe assentar por dois a três dias, coe então em outro balde. Borrife o chá no gramado. Repita isto cerca de uma vez por semana.

Loading...

Chá de matéria vegetal

Novamente, este é um procedimento de "saquinho de chá". Encha um saco de estopa de matéria vegetal. Adicione duas colheres de sopa de melaço, que contém muitos tipos diferentes de açúcar. Adicione ainda duas colheres de sopa de algas ou emulsão de peixe, que contém micronutrientes. Se disponível, adicione um punhado ou dois de feno. Amarre a boca do saco e coloque-o em um balde de 18,5 litros. Encha o balde com água sem cloro. Deixe assentar por três ou quatro dias, agitando duas a três vezes ao dia para arejar. Em seguida, suspenda o saco sobre o balde até deixar o líquido gotejar em seu interior. Borrife o líquido no gramado uma vez por semana ou conforme necessário.

Tônico para o gramado

Misture uma lata de cerveja, uma lata de refrigerante (não diet), meia xícara de sabão líquido, meia xícara de amônia líquida, meia xícara de enxaguante bucal e meia xícara de melaço. A cerveja e o refrigerante ajudam a ativar micróbios saudáveis na grama, enquanto o enxaguante bucal desestimula os insetos incômodos. A amônia fornece o nitrogênio para estimular o crescimento. Existem muitas receitas de tônico para gramado por aí, então é uma boa ideia tentar algumas e ver o que funciona melhor para você em especial para o seu gramado e condições de área externa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...