Como fazer paredes ásperas ficarem lisas novamente

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Paredes rugosas, com texturas, eram populares em casas construídas nos anos setenta, mas, atualmente, podem parecer desatualizadas e velhas. Pode ser difícil pintar ou aplicar papel em uma parede com textura, mas você não precisa derrubá-la ou lixá-la para ter uma textura mais suave. O revestimento com pó, o processo de cobrir paredes ásperas com uma fina camada de rejunte, suavizará a superfície da parede, permitindo adicionar outra textura, aplicar papel de parede ou pintar.

Passo 1

Umedeça a esponja com água morna. Limpe as paredes ásperas com a esponja para retirar qualquer poeira. Deixe as paredes secarem completamente.

Passo 2

Remova os móveis ou cubra-os com os trapos. Cubra também o chão. Encape com papel e fita qualquer acabamento no cômodo para proteger da poeira.

Passo 3

Preencha qualquer rachadura com o enchimento próprio. Cubra com um pedaço de fita para parede de gesso e deixe o composto secando por 24 horas.

Passo 4

Esvazie um frasco de rejunte em um balde ou carrinho de mão. Coloque uma pá misturadora na furadeira elétrica. Adicione água ao rejunte à medida que mistura até a consistência ficar semelhante à de uma massa de bolo.

Passo 5

Retire do recipiente o rejunte, também conhecido como lama, usando a espátula de 20 cm a 30 cm. Alise o composto contra a parede de textura áspera, começando no canto superior e trabalhando para baixo e, depois, transversalmente.

Passo 6

Deixe o rejunte secar e lixe qualquer saliência feita pela espátula. Use o suporte para lixa se não puder alcançar as partes superiores da parede. Aplique outra camada de rejunte da mesma maneira se a parede ainda estiver áspera. Deixe secar e, depois, lixe para suavizar.

Passo 7

Quando as paredes estiverem secas, aplique primer para parede de gesso. Preencha os poros e prepare a parede para pintura ou aplicação de papel.

Mais recentes

×