Como fixar uma coroa dentária sem a ajuda de um dentista

••• http://www.flickr.com/photos/deapeajay/3086674573/

Se você já teve uma coroa dentária deslocada, você já se deparou com o dilema do que fazer para resolver o problema. Seu dente pode estar sensível e você pode estranhar a ausência da coroa, o que faz você querer recolocá-la o mais rápido possível. Entretanto, se isto ocorrer em um final de semana ou se você estiver viajando, ir a um dentista não será uma opção. Você também pode não conseguir uma consulta dentro de uma semana ou mais. Seja qual for a sua situação, aqui estão algumas dicas de como recolocar uma coroa quando não se pode ir ao dentista.

Verifique o interior da coroa

Passo 1

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Verifique o interior da coroa para ver se a maior parte está oca. Não se alarme também se observar que há uns 6 mm de algum elemento de fixação saindo dela, pois isto é normal. Esteja ela oca ou não, isto significa que o cimento dentário cedeu.

Passo 2

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Coloque os materiais que vai precisar em um único local para facilitar seu trabalho.

Passo 3

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Limpe o dente de onde a coroa caiu, usando uma escova de dentes e fio dental. Retire qualquer resíduo de cimento antigo que segurava a coroa. Enxague o local com água para remover restos de cimento e alimentos.

Passo 4

Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images

Abra um clipes de papel e use-o para retirar restos de cimento dentário que estejam no interior da coroa. Se sua coroa possuía algum elemento para fixação, raspe-o com cuidado para remover o cimento antigo e raspe também o lado de baixo da coroa.

Passo 5

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Tente colocar a coroa já limpa sobre o dente. Ela deve se encaixar bem, mas você tem que observar a posição mais adequada do encaixe sobre o dente. A boca deve fechar-se de forma confortável. Se isto não ocorrer, significa que você não posicionou a coroa adequadamente.

Passo 6

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Olhe-se no espelho para ver como ficou a coroa, tanto com a boca aberta, como fachada. Verifique se ela está alinhada corretamente e não mais alta que os outros dentes, por exemplo.

Passo 7

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Enxugue a coroa e escolha um local limpo e seco para continuar o trabalho.

Passo 8

Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images

Misture o cimento dentário seguindo as instruções.

Passo 9

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Encha a coroa ou coloque o cimento sobre o elemento de fixação e do lado de baixo da coroa.

Passo 10

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Coloque a coroa sobre o dente da forma que ela se encaixa melhor. Prenda a mordida pelo tempo sugerido nas instruções do material de fixação. Pode haver a indicação de que você deve deixar o cimento assentar por alguns minutos.

Passo 11

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Limpe o excesso de cimento da coroa, da língua, bochechas e gengivas usando um palito de dentes.

Passo 12

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Passe fio dental para limpar os dentes. Não puxe o fio em ambos os lados ao mesmo tempo, mas solte um dos lados e puxe-o cuidadosamente.

Passo 13

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Acabe de limpar qualquer resíduo de cimento que tenha sobrado na coroa ou nos dentes, usando sua escova de dentes e o palito. Agora sua coroa já está fixa.

Mais recentes

×