Como testar platina

••• Shore International

Platina, ouro, prata e outros metais preciosos são utilizados para criar joias. Os metais são misturados com outras ligas, como níquel, zinco e cobre. O peso dos metais preciosos, como a platina, é medido em quilates, o que significa que, se você tiver uma corrente de metal platina de 10 K, apenas 10 quilates de platina foram usadas em sua produção. Quanto maior o número de quilates, mais platina, ouro ou prata foi usada para fazer sua peça de joalheria. Para testar seu pedaço de joia e medir os quilates, há algumas coisas que você pode usar, incluindo ácidos e equipamentos eletrônicos. As instruções a seguir são para testar platina usando um testador eletrônico.

Passo 1

Limpe seu pedaço de platina usando uma borracha livre de detritos e qualquer revestimento. É importante que a borracha não deixe vestígios de utilização no metal, o que interferiria no teste.

Passo 2

Limpe bem o ponto de contato do testador com um cotonete com acetona. Espere secar. O testador deve estar isento de metal de testes anteriores, especialmente para testar peças de maior quilate, como 18 K ou superior.

Passo 3

Coloque uma pequena quantidade de gel de teste na ponta do testador -- quanto maior for o quilate da platina, menos gel será necessário. Umedeça a ponta em um tecido após o gel ser aplicado; você deve cobrir apenas a ponta.

Passo 4

Aplique o testador à platina suavemente, mas com firmeza, segurando a caneta-teste vertical e diretamente sobre o metal.

Passo 5

Escolha outro local na peça de platina se você receber uma leitura incomum ou menor do que estava esperando. Repita os passos acima.

Mais recentes

×