×
Loading ...

Como fazer um fluxograma para um programa com matriz

Em suas aulas de ciências da computação, pode ser necessário desenhar um fluxograma para representar o fluxo lógico para seu programa. Normalmente, um programa começa com um fluxograma ou um algoritmo (ou ambos) para ajudar na fase de design de escrita, e a criação de um fluxograma para um programa que usa uma matriz para armazenar dados não é diferente de nenhuma outra. Todos os dados são representados usando o mesmo símbolo.

Instruções

Aprenda a desenhar um fluxograma para um programa com matriz (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desenhe um fluxograma como faria pra qualquer tipo de dados, variáveis únicas ou matrizes. Geralmente, começa-se com uma caixa de entrada -- um paralelogramo. Dentro dele, indica-se o tipo de dados a ser armazenados na matriz. Pode-se desenhar a matriz dentro do paralelogramo como normalmente se faz: uma caixa longa dividida em muitas caixas menores para os dados.

    Loading...
  2. Existe a opção de ilustrar o procedimento de volta a ser lido nos dados no fluxograma. Faça isso com uma caixa de decisão, o diamante, que usa duas setas conectoras. Uma seta é para a ação, quando se passa no teste de decisão, e a outra para quando se falha. Coloque o diamante acima da caixa de entrada (paralelogramo). A decisão é simples: se a matriz não estiver completa, leia um elemento e adicione um ao contador de índice da matriz. Faça isso desenhando a seta conectora das passagens do teste para a caixa de entrada. Dela, a seta conectora de saída volta para cima no diamante de decisão, criando uma volta. De volta ao diamante de decisão, se a matriz estiver completa, significando que o teste de decisão falha, a segunda seta conectora procede para o resto do fluxograma, passando por cima da caixa de entrada.

  3. Use caixas retangulares padrão para todas as operações e processos feitos na matriz. Novamente, como a maioria dos procedimentos serão repetidos com uma natureza de volta, você pode ilustrar isso da mesma maneira feita para a leitura da matriz, usando um diamante de decisão e construindo uma volta com as setas conectoras.

  4. Siga todas as etapas comuns para seu fluxograma como faria com variáveis únicas. Termine seu fluxograma com um círculo, denotando o final do programa.

Loading...

O que você precisa

  • Modelo de fluxograma (útil)
  • Papel
  • Lápis

Referências

Loading ...
Loading ...