Como fazer uma folha esqueletizada

••• leaf skeleton image by msw from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Folhas esqueletizadas são ornamentos delicados de folhas secas, usados em diversos projetos de arte e artesanato. Você pode comprar todo tipo de folhas esqueletizadas em lojas de artesanato, mas fazer a sua é mais barato e você pode escolher a folha que quiser. Para fazer uma em casa, você deve essencialmente remover o material da folha, deixando apenas a rede de veias intacta, podendo também colorir esse esqueleto para um efeito mais alegre.

Passo 1

Escolha uma folha verde que seja firme e sem danos ou incompleta. Lave-a sob água fria, retirando qualquer sujeira e poeira com seus dedos, cuidando para não arrebentá-la.

Passo 2

Coloque luvas de borracha e faça uma solução de água sanitária e água em uma pia ou balde. Use uma parte de água sanitária para duas ou três de água. Insira a folha na solução, deixando-a imersa até ficar completamente branca.

Passo 3

Retire a folha branca da solução de água sanitária e enxágue gentilmente embaixo de água fria. Coloque a folha enxaguada reta sobre um pano ou papel toalha.

Passo 4

Pegue um pincel duro e seco e gentilmente varra o material amolecido da folha até que sobre apenas a rede de veias e o cabo intactos. Você também pode usar seus dedos para retirar o material da folha, se achar mais fácil. Para fazer uma folha esqueletizada branca, deixe-a secar sozinha. Para uma folha colorida, continue no próximo passo.

Passo 5

Misture corante alimentício ou suco em pó sem açúcar com um pouco de água em uma tigela ou recipiente de plástico. Submerja sua folha esqueletizada na mistura de tinta, deixando-a lá por um ou dois minutos, e retire-a, enxaguando gentilmente o excesso de tinta com água gelada. Para uma cor mais intensa, use mais corante e menos água.

Mais recentes

×