Formas de dobrar metais
Digital Vision./Photodisc/Getty Images
Se você está começando uma carreira como ferreiro, ou simplesmente consertando um carro ou reparando uma construção, pode ser útil conhecer a dinâmica de dobragem de metais. Se você tiver em mente alguns princípios básicos, você pode aprender a melhor maneira de dobrar metal.
Dobrar metal com calor
A estrutura cristalina do metal torna-se mais maleável quando aquecida. O metal pode ser facilmente dobrado quando está muito quente. Algumas fontes de calor que você pode usar para aquecer o metal incluem tochas de propano ou oxigênio-acetileno, uma forja e um fogo quente. Algumas fontes de calor, no entanto, podem ser muito quentes para um determinado metal. Para o aço ou o alumínio, aqueça o metal até que ele fique vermelho. Para a maioria dos outros metais, geralmente não é necessário aquecê-los, mas se você tiver que fazer, aqueça-os um pouco e evite o aquecimento de metais como o bronze ou cobre, que derretem facilmente. Uma vez que o metal for aquecido, use um martelo ou pinças para dobrar o metal. Isto pode ser feito com força bruta ou com um equipamento mecânico, tal como uma prensa. Ao dobrar um metal quente, aplique a menor pressão possível para minimizar a deformação do metal. Se você usar um martelo, tente dobrar o metal em torno de um modelo. O metal quente é muito fácil de quebrar. Uma vez que o metal tenha sido dobrado, deixe-o esfriar lentamente, de modo que os cristais tenham tempo para se reorganizarem e ficarem rígidos.
Dobrando metal frio
Às vezes, é necessário dobrar o metal quando o calor não está disponível. Em tais casos, proteja o metal antes de dobrá-lo. Siga o mesmo procedimento de dobrar metal quente, mas omita os passos de aquecimento e refrigeração. Se o material é de bronze, você pode não deve dobrá-lo se estiver totalmente frio, pois pode quebrá-lo ou rachá-lo. Nunca dobre qualquer barra retangular de metal frio mais em um ângulo de mais 60 graus porque provavelmente irá quebrar o metal. Se você tiver um torno, use-o para segurar o metal e então use pinças para dobrá-lo. Se você tiver uma bigorna, você pode usar seu chifre como um modelo e dobrar o metal em torno dele.
Segurança
Use luvas pesadas e proteção para os olhos ao dobrar metal. Não toque no metal quente com suas mãos. Utilize apenas pinças ou um torno. Se você souber como resfriar o metal (aplicando a peça quente em água fria ou óleo) e sentir que é necessário depois de aquecê-lo, você precisará usar mais proteção. O resfriamento pode causar a quebra do metal. Conheça o tipo de metal que você está usando antes de aquecê-lo. Nunca aqueça metais galvanizados ou que têm zinco neles - a menos que você tenha acesso a um respirador que é certificado para filtrar os gases venenosos. Uma simples máscara não é suficiente para bloquear a fumaça de zinco, que pode matar.
Referências
Sobre o Autor
David Scott has been a firefighter for the Seattle Fire Department's Technical Rescue Team for almost 20 years. He has been writing primarily since 2005, but did author the book, "The White River Ranger District Trail Guide" in 1988. In addition to his work for Demand Studios, Scott spends much of his time writing poetry and a novel.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Photodisc/Getty Images