Como derreter bronze

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O bronze é uma fusão de metais que pode ser produzida de diversas maneiras. Costuma ser de cobre com um pouco de zinco, mas também pode incluir chumbo ou estanho. Assim como a maioria dos metais, o bronze derrete apenas com altas temperaturas. Ele costuma ser derretido para fazer outros formatos. Como costuma esfriar e endurecer rapidamente, deve ser transferido do fogo ao molde com rapidez. Equipamentos especiais são necessários para produzir um temperatura acima de 1.000 graus Celsius, que é necessário para derreter bronze sólido.

Passo 1

Encha um forno de fundição com carvão ou outro combustível. Alguns fornos operam eletricamente ou com calor micro-ondas, mas os tradicionais são abastecidos com carvão. Verifique se o forno tem espaço suficiente para o pote de fundição de argila, que deve segurar o bronze sólido que você deseja derreter.

Passo 2

Acenda o forno com um fósforo ou isqueiro, e deixe o combustível pegar fogo. Espere até que as chamas diminuam.

Passo 3

Coloque o bronze sólido que você deseja derreter dentro do pote, e tampe com a ajuda da pinça de fundição. A tampa prende calor dentro do pote e mantém elementos contaminantes, como carbono queimado, longe do bronze.

Passo 4

Coloque o pote no forno. Certifique-se que está bem fechado por cima, para garantir que não irá derramar bronze líquido.

Passo 5

Espere o bronze derreter. Aumente a temperatura do forno logo antes de retirar o bronze derretido. A melhor maneira de aumentar a temperatura é adicionando mais combustível, ou, se for um forno elétrico ou por micro-ondas, aumentando a bitola da temperatura interna. Esse calor extra aumenta a temperatura do bronze derretido, o que lhe garante um pouco mais de tempo para transferir o líquido para um molde antes que ele endureça.

Mais recentes

×