Fuja do estresse com cursos e atividades para relaxar

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A maioria das pessoas quando pensa em relaxar, logo pensa em ficar de pernas para o ar, férias, sombra e água fresca. No entanto, podemos incluir atividades relaxantes em nosso dia a dia para deixá-lo mais leve e agradável. Tanto o corpo como a mente precisam de descanso das atividades rotineiras. Por isso, realizar atividades diferentes, que nos permitam esquecer as cobranças e tarefas de todos os dias, é uma ótima pedida para sair da rotina e se divertir. Descubra o que mais tem a ver com você e dedique um pouco do seu tempo a si mesmo.

Overview

Erik Reis/iStock/Getty Images

A maioria das pessoas quando pensa em relaxar, logo pensa em ficar de pernas para o ar, férias, sombra e água fresca. No entanto, podemos incluir atividades relaxantes em nosso dia a dia para deixá-lo mais leve e agradável. Tanto o corpo como a mente precisam de descanso das atividades rotineiras. Por isso, realizar atividades diferentes, que nos permitam esquecer as cobranças e tarefas de todos os dias, é uma ótima pedida para sair da rotina e se divertir. Descubra o que mais tem a ver com você e dedique um pouco do seu tempo a si mesmo.

Dança: uma atividade supercompleta

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Seja qual for o ritmo que faça seu corpo balançar – rock, forró, samba, pop, funk, a variedade é grande –, a dança é uma ótima atividade para relaxar. Não é necessário entrar nessa para virar profissional; a ideia aqui é se divertir, gastar um pouco de energia e interagir com outras pessoas. Como exercício físico, a dança é supercompleta, promove a coordenação motora, estimula o ritmo cardíaco e fortalece o corpo, para citar alguns benefícios. Também se destaca o aspecto social da atividade, que promove a desinibição, a expressão individual e o convívio social.

Seja criativo com as artes plásticas

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Encontre o artista que existe dentro de você. As artes plásticas estimulam a criatividade, melhoram a coordenação motora, ajudam a relaxar a mente e já viraram até um campo da psicologia, a arteterapia. O processo criativo envolvido em pintar, esculpir e desenhar, por exemplo, amplia o autoconhecimento, ajuda a expressar emoções, combate o estresse e melhora a autoestima.

Recompensa da jardinagem

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Cuidar de plantas é extremamente terapêutico. Ter contato com a terra e dar atenção às plantas - mantendo-as livres de pragas e cuidando para que cresçam -, tudo isso faz da jardinagem uma atividade recompensadora. Não importa se você tem um jardim em casa ou só uma floreira na janela, a sensação gratificante do contato com as plantas e de ver a beleza brotar pode ser sentida independentemente do tamanho do seu espaço.

Técnicas milenares do ioga

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Relaxar a mente, melhorar a flexibilidade e desenvolver consciência corporal são alguns dos muitos benefícios do ioga. Essa filosofia oriental milenar virou sensação no Ocidente nos últimos anos e, agora, é possível encontrar aulas em quase todas as academias de ginástica e em escolas especializadas. Os benefícios da prática já foram amplamente reconhecidos por educadores físicos e pela Organização Mundial de Saúde como auxiliar em tratamentos de saúde. A prática é quase sem contraindicação porque existem modalidades des diferentes impactos, mas sempre é recomendável procurar um médico antes de começar qualquer atividade física.

Cordas vocais fortes com o canto

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Cantar realmente é um ótimo remédio para distrair a cabeça dos problemas. O canto relaxa, trabalha a musculatura das cordas vocais e a respiração, ajuda a diminuir o estresse, promove o bom humor e ainda aumenta a concentração. Se esse é seu estilo, vale a pena investir em aulas. Mas uma cantarolada no chuveiro ou uma roda de violão com os amigos já quebram a rotina e fazem o dia mais leve.

Relaxe com aulas de teatro

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Teatro e jogos de improviso são atividades divertidas, o que por si só já é muito relaxante. No entanto, atuar vai muito além da diversão, melhorando a expressão corporal, a imaginação, a espontaneidade, a interação social e as habilidades sensoriais e motoras. Também colabora no controle da inibição e ensina a trabalhar melhor em equipe e a lidar com situações de pressão.

Culinária é um "prato cheio" para relaxar

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Cozinhar pode ser uma tarefa estressante ou uma atividade extremamente relaxante. Depende mais do seu interesse por gastronomia do que de sua habilidade. Para quem gosta, cozinhar é um "prato cheio": gera estímulos sensoriais, pois comemos com todos os sentidos; ajuda nas habilidades de planejamento e organização, "quantas porções?", "o que fazer primeiro?"; e estimula a criatividade, porque quem não gosta de comer um prato diferente, ainda mais se apresentado com arte? Preparar um prato novo também é uma desculpa perfeita para reunir os amigos e se divertir.

Colecione e volte a ser criança

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É muito comum as crianças terem alguma coleção, mas, quando crescem, a maioria deixa de lado essa "mania", que hoje é vista como um passatempo sério, o colecionismo. Mas o que colecionar? Normalmente, escolhemos algo de que gostamos muito e que tenha algum significado para nós. Tem quem colecione discos antigos, revistas, selos, vai do gosto de cada um. Ter uma coleção também estimula a busca de novos conhecimentos e proporciona a interação com outras pessoas, como nas feiras de trocas. Se for algo que você possa construir, como carros e aviões de modelismo, pode ser ainda mais divertido.

Esporte não cansa, relaxa

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Não se engane pensando que para relaxar é preciso fazer atividades tranquilas. Praticar esportes é uma ótima maneira de gastar energia, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, uma fórmula perfeita para relaxar. Sem falar nos benefícios ao organismo, como melhora do ritmo cardíaco, capacidade pulmonar, agilidade e coordenação motora. O ideal é praticar esportes com frequência e assistido por um profissional.

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