Fungos nos pés de um cão

Um fungo pode viver entre os dedos de um cão

animal paw image by Ramona smiers from Fotolia.com

Fungos ajudam e prejudicam o ambiente. Eles são benéficos ao decompor lixo ou fazer o pão crescer, mas quando infeccionam um hospedeiro vivo eles espalham-se e podem ser desastrosos.

Patas

A pata de um cão possui uma camada de pele inferior, popularmente chamada de almofada, que é ao mesmo tempo forte e delicada e protege seus pés. Apesar dessa região dar tração contra o chão e absorver impacto contra o corpo, ela também é sujeita a infecções.

Fungos

O fungo é um organismo similar a plantas e rouba alimento de onde ele estiver preso. Se o fungo infectou outro organismo vivo, ele também rouba nutrientes deste.

Sistema imunológico

O fungo é encontrado em cães naturalmente. A maioria das infecções afeta cães com sistemas imunológicos comprometidos, pois animais com uma boa imunidade normalmente derrotam a infecção naturalmente.

Infecção por leveduras

A levedura normalmente vive melhor em ambientes quentes e úmidos. Sua infecção causa coceira e pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas a área entre os dedos das patas é a mais suscetível, já que está extremamente exposta e possui todas as características que o fungo procura.

Frieiras

As frieiras também são causadas por uma infecção por fungo e apresenta uma pequena lesão redonda que normalmente tem pele escamada e nenhum pelo. Essa infecção pode ser encontrada entre os dedos porque essa região é escura, quente e úmida. Ela pode ou não causar coceira.

eHow Brasil
×