Fungos nos pés de um cão
animal paw image by Ramona smiers from Fotolia.com
Fungos ajudam e prejudicam o ambiente. Eles são benéficos ao decompor lixo ou fazer o pão crescer, mas quando infeccionam um hospedeiro vivo eles espalham-se e podem ser desastrosos.
Patas
A pata de um cão possui uma camada de pele inferior, popularmente chamada de almofada, que é ao mesmo tempo forte e delicada e protege seus pés. Apesar dessa região dar tração contra o chão e absorver impacto contra o corpo, ela também é sujeita a infecções.
Fungos
O fungo é um organismo similar a plantas e rouba alimento de onde ele estiver preso. Se o fungo infectou outro organismo vivo, ele também rouba nutrientes deste.
Sistema imunológico
O fungo é encontrado em cães naturalmente. A maioria das infecções afeta cães com sistemas imunológicos comprometidos, pois animais com uma boa imunidade normalmente derrotam a infecção naturalmente.
Infecção por leveduras
A levedura normalmente vive melhor em ambientes quentes e úmidos. Sua infecção causa coceira e pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas a área entre os dedos das patas é a mais suscetível, já que está extremamente exposta e possui todas as características que o fungo procura.
Frieiras
As frieiras também são causadas por uma infecção por fungo e apresenta uma pequena lesão redonda que normalmente tem pele escamada e nenhum pelo. Essa infecção pode ser encontrada entre os dedos porque essa região é escura, quente e úmida. Ela pode ou não causar coceira.
Referências
Sobre o Autor
Nicole Adams is an accomplished writer, publishing in print and online. She has submitted hundreds of articles for websites, including CBS Local and Education.com. Adams earned a Bachelor of Science in psychology with concentrated studies in health and nutrition, and animal behavior and nutrition. She loves to cook and volunteers in animal rescue.
Créditos Fotográficos
animal paw image by Ramona smiers from Fotolia.com