Patas vermelhas e infecções por fungo em cães
paw image by pusti from Fotolia.com
O Malassezia pachydermatis é um fungo normalmente encontrado na pele dos cães. Na maioria dos animais, ele não causa problemas. Em outros, no entanto, esse fungo pode crescer e reproduzir-se rapidamente, causando uma infecção que provoca reações cutâneas localizadas. As áreas mais frequentemente afetadas são as patas. O problema pode fazer com que elas fiquem vermelhas e inflamadas.
Características
O Malassezia pachydermatis é um fungo comumente encontrado nos ouvidos, vagina, glândulas anais e reto de cães saudáveis. Muitos deles nunca desenvolvem sintomas relacionados a esse fungo, mas certas raças parecem ter maior suscetibilidade à infecção por Malassezia, incluindo poodles, terriers, chihuahuas e pastores alemães.
Causas
Um sistema imunológico enfraquecido pode aumentar o risco de infecção por fungos. Doenças hereditárias e infecciosas, alergias e irritações cutâneas podem deixar o cão suscetível a infecções por Malassezia.
Sintomas
As patas são as partes mais comumente afetadas por infecção fúngica. Isso se deve ao fato de que a área tende a ficar molhada por mais tempo e não há muita circulação de ar entre os dedos, o que faz com que o fungo se multiplique. Esse problema provoca coceira entre os dedos e na planta da pata. Estas podem ficar vermelhas devido à irritação e ao fato do cão lamber a região continuamente. Infecções fúngicas também podem afetar o focinho, os ouvidos e a virilha.
Diagnóstico
O veterinário diagnosticará uma infecção por fungos através da análise de uma raspagem de pele sob um microscópio. Se houver infecção, um número maior de fungos será visível. A presença de Malassezia pachydermatis na raspagem de pele não constitui uma infecção, pois o fungo está na pele da maioria dos cães. O diagnóstico é feito ao se detectar maior quantidade deles, além dos sintomas correspondentes, como patas vermelhas e inflamadas.
Tratamento
O principal tratamento para a infecção por fungos é a aplicação sistemática de medicamentos antifúngicos tópicos. Se a infecção é leve e localizada em uma área pequena, pode-se aplicar um creme de miconazol tópico duas vezes ao dia durante algumas semanas. Para infecções mais graves, use medicação oral. Administre cetoconazol diariamente por três a cinco semanas. Sintomas como patas vermelhas e inflamadas geralmente começam a desaparecer em uma ou duas semanas. Você deve continuar com o medicamento durante o tempo indicado para que o tratamento seja eficaz.
Considerações
Outras condições, como alergias respiratórias e alimentares, podem deixar as patas vermelhas e inflamadas. É importante consultar um veterinário para determinar se há infecção por fungo, a fim de adotar o tratamento adequado.
Créditos Fotográficos
paw image by pusti from Fotolia.com