Como fazer um furo em um pote de cerâmica sem quebrá-lo

••• Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Muitas vezes, os potes de cerâmica mais atraentes esteticamente são os menos indicados para plantar, porque não têm furos para drenar a água. A água que não é absorvida pela raiz fica parada no fundo do pote e pode causar grandes danos à parte interna da raiz da planta. Esses furos podem ser feitos depois, porém isso exige equipamentos específicos e um pouco de conhecimento sobre o tipo de pote de cerâmica com o qual você está lidando. Potes sem revestimento são mais fáceis de furar do que a cerâmica vidrada, uma vez que o revestimento se adere à superfície e funciona do mesmo modo que uma camada de vidro faria.

Potes sem revestimento

Passo 1

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Estenda uma toalhinha em uma bancada e coloque a base do pote no meio da toalha. Encha a base do pote com água e coloque-o sobre a base. Se o pote não tiver base, use um recipiente raso, como um prato para bolo, com água.

Passo 2

Comstock/Comstock/Getty Images

Despeje uma quantidade suficiente de água no pote, de forma que o quarto inferior do recipiente esteja completado. Deixe-o na água por oito horas. Isso amolecerá levemente a cerâmica.

Passo 3

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Jogue fora a água que permanecer no pote e na base. Utilize uma toalha para secar a parte interna do pote e coloque um pedaço de fita adesiva no centro dele para prevenir rachaduras quando a broca sair. Inverta o pote e coloque-o sobre uma toalha. Fixe algumas camadas de fita adesiva sobre o fundo invertido, assim como fez com o pote por dentro.

Passo 4

Despeje um pouco de água no fundo do pote invertido para manter a temperatura da cerâmica baixa durante o processo de furar.

Passo 5

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Coloque a broca bem no centro do pote e comece a furá-lo, porém sem exercer muita pressão. Deixe que a broca seja empurrada para dentro do pote com o movimento natural da furadeira.

Passo 6

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Coloque água sempre que tiver evaporado, para manter a área resfriada. Fure por alguns segundos por vez e remova qualquer sujeira ou pó que se acumule.

Passo 7

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Fure até que a broca alcance a parte interna do pote. Remova a fita adesiva das partes interna e externa dele. Agora seu pote já tem um furo para drenagem.

Potes envernizados ou vidrados

Passo 1

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Bata um prego gentilmente no centro do fundo do pote. A intenção não é criar um furo com o prego, mas sim remover uma pequena área do verniz. Molhe o pote como já explicado nos Passos 1 e 2 da Seção 1 sobre potes sem revestimento.

Passo 2

Seque as partes interna e externa do pote com uma toalha limpa e aplique fita adesiva no fundo interno e externo para prevenir rachaduras. Inverta o pote sobre a tolha na bancada.

Passo 3

Martin Poole/Photodisc/Getty Images

Coloque a broca no centro do furo que iniciou com o prego e comece a furar com a furadeira. Coloque água no fundo do pote invertido para lubrificar e manter a temperatura fria. Não pressione muito com a furadeira, pois a broca poderá sair e atingir uma área vidrada que você não quer.

Passo 4

Fure até metade do caminho. Posicione o prego no centro do círculo que furou e gentilmente martele uma vez, deixando um furo para drenagem. O buraco deverá se abrir. Caso isso não aconteça, continue usando a furadeira até alcançar a parte interna do pote.

Passo 5

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Remova a fita adesiva e comece a usar seu novo vaso.

Mais recentes

×