Como fazer um furo em um pote de cerâmica sem quebrá-lo
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images
Muitas vezes, os potes de cerâmica mais atraentes esteticamente são os menos indicados para plantar, porque não têm furos para drenar a água. A água que não é absorvida pela raiz fica parada no fundo do pote e pode causar grandes danos à parte interna da raiz da planta. Esses furos podem ser feitos depois, porém isso exige equipamentos específicos e um pouco de conhecimento sobre o tipo de pote de cerâmica com o qual você está lidando. Potes sem revestimento são mais fáceis de furar do que a cerâmica vidrada, uma vez que o revestimento se adere à superfície e funciona do mesmo modo que uma camada de vidro faria.
Potes sem revestimento
Step 1
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Estenda uma toalhinha em uma bancada e coloque a base do pote no meio da toalha. Encha a base do pote com água e coloque-o sobre a base. Se o pote não tiver base, use um recipiente raso, como um prato para bolo, com água.
Step 2
Comstock/Comstock/Getty Images
Despeje uma quantidade suficiente de água no pote, de forma que o quarto inferior do recipiente esteja completado. Deixe-o na água por oito horas. Isso amolecerá levemente a cerâmica.
Step 3
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Jogue fora a água que permanecer no pote e na base. Utilize uma toalha para secar a parte interna do pote e coloque um pedaço de fita adesiva no centro dele para prevenir rachaduras quando a broca sair. Inverta o pote e coloque-o sobre uma toalha. Fixe algumas camadas de fita adesiva sobre o fundo invertido, assim como fez com o pote por dentro.
Step 4
Despeje um pouco de água no fundo do pote invertido para manter a temperatura da cerâmica baixa durante o processo de furar.
Step 5
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Coloque a broca bem no centro do pote e comece a furá-lo, porém sem exercer muita pressão. Deixe que a broca seja empurrada para dentro do pote com o movimento natural da furadeira.
Step 6
Comstock Images/Comstock/Getty Images
Coloque água sempre que tiver evaporado, para manter a área resfriada. Fure por alguns segundos por vez e remova qualquer sujeira ou pó que se acumule.
Step 7
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Fure até que a broca alcance a parte interna do pote. Remova a fita adesiva das partes interna e externa dele. Agora seu pote já tem um furo para drenagem.
Potes envernizados ou vidrados
Step 1
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Bata um prego gentilmente no centro do fundo do pote. A intenção não é criar um furo com o prego, mas sim remover uma pequena área do verniz. Molhe o pote como já explicado nos Passos 1 e 2 da Seção 1 sobre potes sem revestimento.
Step 2
Seque as partes interna e externa do pote com uma toalha limpa e aplique fita adesiva no fundo interno e externo para prevenir rachaduras. Inverta o pote sobre a tolha na bancada.
Step 3
Martin Poole/Photodisc/Getty Images
Coloque a broca no centro do furo que iniciou com o prego e comece a furar com a furadeira. Coloque água no fundo do pote invertido para lubrificar e manter a temperatura fria. Não pressione muito com a furadeira, pois a broca poderá sair e atingir uma área vidrada que você não quer.
Step 4
Fure até metade do caminho. Posicione o prego no centro do círculo que furou e gentilmente martele uma vez, deixando um furo para drenagem. O buraco deverá se abrir. Caso isso não aconteça, continue usando a furadeira até alcançar a parte interna do pote.
Step 5
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Remova a fita adesiva e comece a usar seu novo vaso.
Referências
Sobre o Autor
David Roberts has been writing since 1985. He has published for various websites including online business news publications. He has over 11 years experience in tax preparation and small business consultation. He is also a Certified Fraud Examiner. He received a Master of Business Administration from Florida Metropolitan University in 2005.
Créditos Fotográficos
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images