Como melhorar a sucção de ventosas
Ventosas são um meio versátil e efetivo de segurar ou pendurar uma grande variedade de objetos, incluindo persianas, cortinas, prateleiras e outros itens organizacionais. Ventosas funcionam melhor quando estão presas a superfícies lisas e não-porosas como vidro, cerâmica, fibra de vidro e metais. Porém, podem haver ocasiões em que elas perdem sua capacidade de sucção, ou apenas não se grudam. Por sorte, é possível melhorar a aderência da ventosa preparando a superfície e criando uma sucção hermética.
Step 1
Escolha uma superfície lisa e plana, como vidro, cerâmica ou aço inox. Evite superfícies porosas e ásperas, pois elas permitem que o ar entre lentamente, o que pode soltar a sucção e separar a ligação.
Step 2
Borrife as superfícies de vidro com uma camada fina de limpador de vidro. Deixe assim por alguns minutos e então limpe-a com um pedaço de pano macio sem fibras soltas. Ventosas não se seguram a superfícies sujas por muito tempo.
Step 3
Borrife superfícies de cerâmica com limpador de banheiros ou multiuso. Deixe agir por alguns minutos e depois enxugue a área com uma esponja ou pano molhado. Use um pano seco para secar a superfície completamente e retirar o excesso de umidade.
Step 4
Retire restos de sabão e óleos do box aplicando álcool na região. Deixe o álcool secar sozinho, não passe nada para removê-lo.
Step 5
Lave superfícies de aço inox com água quente ensaboada. Seque-a com um pano macio e sem fibras soltas. Também é possível usar álcool ou limpador de vidros para retirar restos de sujeira, óleo e marcas digitais.
Step 6
Lave o lado de dentro da ventosa com água quente ensaboada. Balance até tirar o excesso de água.
Step 7
Reforce a aderência mergulhando um chumaço de algodão num pote de vaselina. Aplique uma fina camada de vaselina na beira interna do aro da ventosa. Também é possível borrifar o aro com spray de cabelo aerossol. Os agentes químicos da vaselina e do spray de cabelo agem como um selante que evita que o ar entre na ventosa e a solte.
Step 8
Posicione a ventosa onde você precisar. Pressione firmemente o centro da ventosa e mantenha assim por alguns segundos, ou até que faça um barulhinho de soltura de gás. Veja se há bolhas de ar entre a ventosa e a superfície, e então solte lentamente a pressão.
Step 9
Puxe levemente a ventosa para verificar se você criou uma ligação a vácuo. Se a ventosa se mexer, mesmo só um pouco, retire-a e repita todo o processo, mas pressionando mais firme da próxima vez. Deixe a ventosa no lugar por 24 horas antes de colocar qualquer peso em cima.
Referências
Recursos
Dica
- Ventosas funcionam criando uma câmara de ar entre elas e uma superfície lisa e plana. Um selo hermético se forma ao redor das bordas da ventosa e a câmara de ar faz com que ela seja empurrada contra a parede ou superfície pois não há ar que penetre nesse espaço, criando assim um vácuo.
Sobre o Autor
Madison Rayne first started her writing career in May 2008. She has written numerous articles for various online publications. Rayne is currently pursuing a Bachelor of Science in accounting and psychology through Liberty University.