Peixes se reproduzem de forma sexuada ou assexuada?
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Os peixes se reproduzem de várias formas. As duas principais são: pondo ovos e dando à luz novos indivíduos, ambas as formas consideradas reprodução sexuada. Ela ocorre quando o esperma e o ovo se fundem, formando um zigoto, ou ovo fertilizado; enquanto a reprodução assexuada ocorre quando um organismo se multiplica dividindo a si mesmo.
Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada
A reprodução sexuada cria descendentes distintos, diferentes dos pais, enquanto a reprodução assexuada produz descendentes idênticos. A reprodução sexuada é vantajosa porque ajuda a aumentar a diversidade genética da espécie. Essa diversidade às vezes pode ser a diferença entre sobrevivência e extinção de uma espécie passando por condições em mudança. As desvantagens da reprodução sexuada incluem a necessidade de encontrar um parceiro, a exposição a predadores, as doenças do parceiro e a menor taxa de crescimento populacional.
Ovíparos
Alguns peixes ovíparos põem seus ovos na água, onde são fertilizados pelo esperma do macho; outros põem os ovos depois deles terem sido fertilizados internamente. Alguns peixes que põem ovos, como a truta, escolhem locais protegidos, como plantas, pedras e madeira, onde eles são deixados para chocar. Muitas espécies também põem um grande número de ovos, e abandonam a prole. Nesses casos, pôr um grande número de ovos pode ser vantajoso porque geralmente somente alguns dos descendentes sobrevivem.
Guardiões de ovos
Essas espécies põem os ovos e os mantém consigo até eles eclodirem. Alguns mantém os ovos na boca, enquanto outros, como o peixe-gato, guardam o local onde põem os ovos, com os machos afastando potenciais predadores. Peixes que guardam os ovos geralmente produzem um número menor de descendentes.
Desenvolvimento interno
Alguns peixes, como tubarões e arraias, dão à luz novos indivíduos. Esses indivíduos são internamente fertilizados pelo macho e mantidos dentro do corpo das fêmeas antes de nascerem. Algumas espécies de tubarões até nutrem o não nascido através de uma placenta.
Hermafroditas
Alguns peixes são hermafroditas, o que significa que eles têm tanto órgãos masculinos e femininos, ou que eles trocam de sexo, às vezes fertilizando a si mesmos. Mas como esse ato não é uma reprodução através de uma simples divisão celular ou replicação, ele ainda é classificado como sexuado.
Referências
- Texas Parks and Wildlife: Como se reproduzem os peixes? [em inglês]
- American Museum of Natural History: Crianças no hall da biodiversidade: Ictiologia [em inglês]
- U.S. Department of Energy: Pergunte a um cientista — Reprodução [em inglês]
- National Institutes of Health: Biblioteca Nacional dos EUA de Medicina: Vantagens da Reprodução Sexuada: Abstract: JF Crow: 1994 [em inglês]
Sobre o Autor
Based in Barcelona, Spain, Chris Ciolli has been writing professionally since 2003. Ciolli's work has been featured in "The Tipton Times," "The Joplin Independent" and LaVanguardia.es. She received Bright Flight and Curator's scholarships in 2001 and was a Fulbright finalist in 2005. Ciolli holds a dual bachelor's degree in communications and Spanish with a minor in English from the University of Missouri-Columbia.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images