Por que o gelo seco desaparece no freezer?

O gelo seco pode ser adicionado a líquidos para criar uma fumaça borbulhante

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se alguma vez alguém comprou um bloco de gelo seco e colocou o pacote na geladeira, essa pessoa sabe que ele desaparece gradualmente. Há um motivo bastante específico para isso, que tem a ver com as propriedades físicas do gelo seco e do refrigerador.

O que é o gelo seco?

O gelo seco é dióxido de carbono congelado, que é o gás que os seres humanos expiram e que as plantas utilizam para fazer a fotossíntese. Ele também é adicionado à água para produzir carbonação em água com gás e outras bebidas gasosas. O gelo seco é muito frio, sendo que sua temperatura chega a medir -78,5°C. Devido a esse valor extremo, ele deve ser manuseado com luvas ou pinças. Ele pode causar ulcerações por congelamento se entrar em contato com a pele.

Usos do gelo seco

O gelo seco é usado comercialmente para resfriar alimentos e outros produtos. Ele fornece duas vezes mais refrigeração que o gelo feito de água por massa e três vezes a mais por volume, tornando-o altamente eficiente. Ele não precisa de eletricidade ou outra fonte de energia para manter a carga fria e o único produto que resta dele é o gás dióxido de carbono. Também é usado para criar o efeito de fumaça em festas e casas mal assombradas. Ao colocá-lo em água quente, é possível acelerar o processo natural de sublimação.

Sublimação

Como qualquer material gelado, o gelo seco não pode durar para sempre. Contudo, ele não derrete como o gelo comum. Esse material sublima, o que significa que ele se transforma de um sólido diretamente para um gás. O benefício que isso traz é que nenhum resíduo é deixado, conforme o gelo vagarosamente desaparece. Foi assim que o gelo seco ganhou esse nome. Ele geralmente sublima a uma taxa de 2,2 kg a 4,5 kg em um período de 24 horas, quando armazenado em uma caixa térmica.

Gelo seco vs. geladeira

As temperaturas baixas de um refrigerador retardarão o processo de sublimação, mas apenas temperaturas abaixo de -78,5°C podem pará-lo. Nem a geladeira e nem o freezer conseguem alcançar essas temperaturas, então o gelo seco armazenado em uma geladeira desaparecerá com o tempo. Para fazer com que o gelo seco dure o maior tempo possível, evite comprá-lo até um pouco antes de quando for usá-lo.

eHow Brasil
×