Gema de ovo faz bem para cães?
Visage/Stockbyte/Getty Images
É natural querer compartilhar alimentos que você acha saborosos com seu amigo canino. As gemas, uma parte do ovo feita para alimentar o embrião da galinha, são um petisco delicioso tanto para humanos quanto para cães. Apesar de perfeitamente saborosas, e até desejáveis para os cães, os donos devem estar cientes do valor nutricional e das complicações potenciais envolvidas ao alimentar seus cães com gemas.
Valor nutricional
Jozsef Szasz-Fabian/iStock/Getty Images
As gemas são uma excelente fonte de proteína, colesterol e gordura. De acordo com o banco de dados nacional sobre nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma gema grande tem 55 calorias, 2,7 g de proteína, 270 mg de colesterol e 4,51 g de gordura. O número de calorias e a quantidade de proteína e gordura encontrada em gemas é comparável ao conteúdo nutricional de petiscos para cães à venda no mercado. Proteína e gordura são essenciais para cães -- a proteína é usada na formação dos músculos, e a gordura dá energia. Além disso, as gemas contêm vitaminas A, D, E e K, também conhecidas como vitaminas solúveis em gordura.
Benefícios
AVAVA/iStock/Getty Images
As gorduras encontradas nas gemas fazem bem à pele e aos pelos dos cães. O colesterol não afeta os cães da mesma maneira que as pessoas, ou seja, o colesterol presente na gema é benéfico para a pele e pelos do cão, proporcionando brilho. As vitaminas presentes nas gemas oferecem uma grande impulso nutricional para os cães. A vitamina A faz bem aos olhos e mantêm as membranas do corpo úmidas. A vitamina D ajuda na absorção de cálcio, o que por sua vez proporciona a saúde dos ossos. A vitamina E encontrada nas gemas protege os tecidos do corpo e proporciona uma formação saudável das células sanguíneas. A vitamina K é essencial para o processo de coagulação do sangue. Todas essas vitaminas são essenciais para o bem-estar o cão, e precisam vir de sua alimentação.
Considerações finais
Solovyova/iStock/Getty Images
Apesar das gemas serem uma fonte saudável de nutrientes para cães, o conteúdo de gordura desse alimento pode ser problemático. Quando os cães alimentam-se com mais gordura do que conseguem converter em energia, o excesso vira gordura corporal, levando à obesidade. Evite alimentar seu cão com várias gemas por dia, por mais de alguns dias, a menos que ele passe a se exercitar e consumir mais energia para compensar o aumento no teor de gordura ingerido.
Gemas cruas ou cozidas podem ser dadas aos cães como suplemento alimentar ou como um petisco, além de sua ração comum. Entretanto, ovos crus oferecem o risco da bactéria salmonela. Apesar de ser perigosa para os seres humanos, a salmonela não é perigosa para os cães, devido, em parte, à anatomia canina. Os cães têm intestinos mais curtos que os seres humanos, e a bactéria geralmente não tem tempo suficiente para se replicar em uma quantidade que seja perigosa para o animal. Além disso, as substâncias presentes no estômago do cão são diferentes das presentes no estômago humano, o que faz com que a salmonela seja quase inofensiva.
Advertências
Image Source/Photodisc/Getty Images
Alergias a ovos, apesar de raras em cães, existem. Se seu cão exibir sinais de uma reação alérgica -- que podem incluir, mas não se limitam a -- coceira no nariz e nas patas, letargia, urticária e problemas para respirar, consulte um veterinário imediatamente.
Alguns cães desenvolvem dor de barriga quando há mudanças em sua dieta, o que é normal. Se seu cão começar a apresentar fezes ralas por mais de um dia, ou vômitos por mais de 24 horas, consulte um veterinário.
Se você ou alguém em sua casa está com o sistema imunológico comprometido, evite alimentar seu cão com gemas cruas devido ao risco de contaminação por salmonela.
Não torne as gemas a fonte primária de nutrição do seu animal de estimação, pois elas não são nutricionalmente completas.
Referências
- "Clinical Textbook for Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- "Nutrition for Veterinary Technicians and Nurses"; Ann Wortinger; 2007 [em inglês]
- "Shelter Medicine for Veterinarians and Staff"; Lila Miller, Stephen Zawistowski; 2004 [em inglês]
- United States Department of Agriculture: National Nutrient Database for Standard Reference: Gema de ovo, crua, não cozida [em inglês]
- "The Dog: Its Behavior, Nutrition and Health"; Linda P. Case; 2005 [em inglês]
- "Canine Nutrition"; Lowell J. Ackerman; 1999 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images