Informação nutricional sobre corações de galinha e moelas
O coração de galinha e a moela são embalados junto com o fígado, e são vendidos como miúdos. Corações e moelas são comumente adicionados a recheios de aves ou usados para dar sabor aos molhos de carne, mas eles também são servidos assados ou picados e em curries, sopas e ensopados. Eles são uma boa escolha de alimentos com proteínas, vitaminas e minerais, mas se você está controlando seu consumo de colesterol, deve evitá-los, pois eles são ricos em colesterol.
Definição
A definição de um coração de galinha é óbvia, mas de qual parte do corpo vem a moela não é tão óbvio. A moela é uma bolsa musculosa, encontrada na parte de baixo do estômago da maioria das aves, que tritura a comida. Já que pássaros não têm dentes, eles dependem da moela para esmagar a comida que comem. Os valores nutricionais neste artigo são para uma porção de 30 gramas tanto para coração quanto para moela.
Calorias, gorduras e proteínas
Uma porção de 30 gramas de corações de galinha tem 43 calorias, comparado a apenas 26 calorias da mesma porção de moela, mas ambas possuem cerca de 9 a 10 por cento do valor diário recomendado de proteínas. O coração também é mais rico em gorduras, tendo 4 por cento do valor diário (VD) comparado a apenas 1 por cento da moela.
Vitaminas
Tanto o coração quanto a moela dão todas as vitaminas B, mas corações de galinha são uma fonte melhor de riboflavina, folato, vitamina B12 e ácido pantotênico. Corações são uma ótima fonte de vitamina B12, contendo 34 por cento do VD comparado aos 6 por cento da moela. Corações também dão 12 por cento do VD de riboflavina, 7 por cento de ácido pantotênico e 5 por cento de vitamina B6 e folato comparado aos 4 por cento do VD de riboflavina, 2 por cento de ácido pantotênico, 2 por cento de vitamina B6 e zero por cento de folato da moela. Eles dão quantidades quase iguais de tiamina (1 a 3 por cento do VD) e niacina (5 a 7 por cento do VD).
Minerais
Corações de galinha e moelas são uma fonte boa de zinco (12 por cento e 5 por cento do VD, respectivamente), selênio (2 por cento e 10 por cento do VD) e ferro (9 por cento e 4 por cento do VD). Eles dão 1 a 4 por cento do valor diário de magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre e manganês.
Considerações
Ambos possuem uma pequena quantidade dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que fazem bem ao coração, mas o tipo de gordura que é mais predominante é o colesterol. Uma quantidade de 30 gramas de coração de galinha dá 13 por cento do valor diário recomendado de colesterol, e moelas dão um VD ainda maior, de 22 por cento.
Referências
Sobre o Autor
Jill Corleone is a registered dietitian and health coach who has been writing and lecturing on diet and health for more than 15 years. Her work has been featured on the Huffington Post, Diabetes Self-Management and in the book "Noninvasive Mechanical Ventilation," edited by John R. Bach, M.D. Corleone holds a Bachelor of Science in nutrition.