Como fazer colas adesivas

••• http://www.cartoonstock.com/lowres/iba0040l.jpg, http://blog.craftzine.com/archive/2007/09/paper_mache_neighborhood.html, http://www.4kraftykidz.com/000831_0480_0071_nslp_op_479x600.jpg, http://www.seedman.com/image/d9640.jpg

Adesivos simples, tais como pastas de cola, podem ser feitos em casa e com relativa facilidade. Determine o quão colante você precisa que o adesivo seja, para poder escolher o ideal. Alguns adesivos requerem apenas farinha e água, outros incluem ingredientes mais sofisticados. A ictiocola, por exemplo, utiliza tecido animal. A compra da ictiocola pode ser proibida, além de você poder ter problemas com produtos de origem animal. Independentemente disso, os adesivos geralmente são simples de fazer em casa.

Passo 1

Faça uma pasta de farinha simples. Misture uma colher de sopa de farinha branca com uma xícara de água fria. Se quiser manter a pasta na mão, adicione algumas gotas de ácido carbólico como um conservante. Você pode usar a pasta de farinha para atividades infantis ou papel machê. Ela é bem divertida para criar mapas em relevo. Depois de seca você pode pintar a sua obra.

Passo 2

Faça cola de papelaria, que funciona tão bem quanto um adesivo para papel e pode ser utilizada em projetos infantis. Dissolva aproximadamente 15 gramas de alúmen em duas xícaras de água morna, adicionando e mexendo a farinha. Adicione farinha suficiente para a consistência ficar cremosa. Adicione algumas gotas do óleo de cravo e uma colher de sopa da resina em pó. Enquanto ferve, misture até engrossar. Adicione água quente se estiver muito dura. Esfrie e armazene em um armário seco, no escuro. Você pode amolecer a pasta a qualquer hora, basta adicionar algumas gotas de água morna, em fogo baixo.

Passo 3

Use goma arábica para fazer uma pasta. Em banho maria, dissolva 60 gramas de goma em dois copos. Em uma tigela, misture 15 gramas de açúcar branco e amido de lavanderia. Misture um pouco de água fria até consistência ficar espessa, sem caroços. Adicione ao banho-maria, fervendo até que o amido fique claro. Para conservar, adicione algumas gotas de óleo de essência de sua escolha.

Mais recentes

×