Guia de cuidados com a begônia asa-de-anjo

As begônias têm necessidades específicas

Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images

As begônias asa-de-anjo são fáceis de cuidar como plantas domésticas, e chegam a medir 1,20 m. Sua folhagem é pontuda e verde escura, geralmente com manchas brancas durante o ano todo, e flores rosas delicadas na primavera ou verão. O tom exato das flores depende da quantidade de luz que elas recebem. Embora não sejam exigentes, elas têm necessidades específicas, caso queira que floresçam dentro de casa.

Plantar

Cultive a begônia de tamanho médio em um vaso de 15 a 20 cm. As maiores precisam de vasos de 30 cm. Verifique se o vaso contém furos para a drenagem. Qualquer terra para vaso é adequada para a begônia asa-de-anjo, mas melhore a sua drenagem colocando uma camada de pedras na parte inferior do vaso.

Iluminação

As begônias asa-de-anjo precisam de uma luz filtrada, de acordo com o site Backyard Gardener. Coloque a planta em uma sala com luz brilhante, mas longe da fonte de luz. Solários aquecidos são um excelente lugar para cultivá-las, mas a luz solar direta pode queimar suas folhas. Se não receberem luz suficiente, elas não crescerão direito e não terão flores.

Regar

O site Denver Plants sugere manter o solo relativamente seco. Se ela estiver plantada em um vaso pequeno, a primeira camada de 1 cm pode secar entre as regas. Se estiver em um vaso grande, deixe secar uma camada de 2,5 cm antes de regá-la novamente. Normalmente, as plantas necessitam de rega de duas a três vezes por semana.

Ao regar, continue colocando água até que ela comece a sair pelos furos de drenagem no vaso. Não deixe que o vaso fique em um prato ou tigela cheia de água. Retire imediatamente a água parada.

Fertilizante

Qualquer fertilizante doméstico de liberação lenta serve para a begônia asa-de-anjo. Aplique o fertilizante a cada dois meses se a planta estiver em seu período de descanso (não há crescimento ou flores). A aplicação mensal é apropriada durante o período de crescimento e floração.

Poda

Pode uma vez ao ano para evitar que a planta fique fraca. Ao cortar cada haste com comprimentos ligeiramente diferentes, a planta vai desenvolver uma forma arredondada. Não retire os brotos novos e não pode severamente ou a planta pode enfraquecer.

Propagando

Com um alicate de poda limpo, corte uns 13 cm de comprimento da planta e coloque-a em um copo de água em uma janela com luz. Elas também podem ser mergulhadas em hormônios de enraizamento e colocadas em vermiculita. Uma vez que a raiz aparecer, plante-a em um vaso.

eHow Brasil
×