×
Loading ...

Como podar e enraizar glicínias

A glicínia é uma trepadeira que apresenta folhas verde-claras e cachos de flores cônicas e suaves. Dependendo da variedade, suas flores variam de brancas a amarelas, rosas e lilases. Quando cultivada corretamente, pode subir uma pérgula e crescer suficientemente espessa para formar uma cobertura natural. Ainda que liberem centenas de sementes quando suas flores murcham, essas plantas crescem mais rápido e florescem mais cedo ao desenvolverem-se de mudas. Sua poda e enraizamento são procedimentos simples.

Instruções

As mudas de glicínias crescem mais rápido do que sementes (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Encha 1/3 de um vaso de flores terracota de quatro litros com areia. Isso fará a drenagem adequada da muda de glicínia.

    Loading...
  2. Preencha o restante do vaso até aproximadamente 1 cm da borda com a mistura de perlita e vermiculita. Essa mistura é leve e aerada, mas mantém a umidade muito bem. Coloque a mistura vagarosamente, já que ela derramará do vaso mesmo com movimentos leves.

  3. Adquira mudas de glicínia no final do verão. As flores deverão estar em plena floração, mas não murchas ou sem sementes.

  4. Corte um galho de glicínia de aproximadamente 15 cm, com um pequeno pedaço do caule principal (um esporão arredondado). Mergulhe a ponta cortada em um pouco do hormônio líquido para enraizamento. O hormônio incentiva o crescimento da raiz, evitando que mofe e apodreça.

  5. Empurre seu dedo 2,5 cm dentro da mistura de perlita-vermiculita e coloque no local a ponta cortada da glicínia. Pressione a superfície em volta do galho com seus dedos.

  6. Regue a mistura até a água começar a drenar da parte de baixo do vaso. Isso significa que a mistura está completamente saturada e a glicínia tem água suficiente. Coloque o recipiente em um prato para vaso, em uma janela ensolarada.

Loading...

O que você precisa

  • Vaso de flores terracota
  • Areia
  • Mistura de perlita e vermiculita para vasos
  • Muda de glicínia
  • Tesoura de poda
  • Hormônio líquido de enraizamento
  • Água
  • Prato para vaso

Referências

Loading ...
Loading ...