Como podar e enraizar glicínias

As mudas de glicínias crescem mais rápido do que sementes

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

A glicínia é uma trepadeira que apresenta folhas verde-claras e cachos de flores cônicas e suaves. Dependendo da variedade, suas flores variam de brancas a amarelas, rosas e lilases. Quando cultivada corretamente, pode subir uma pérgula e crescer suficientemente espessa para formar uma cobertura natural. Ainda que liberem centenas de sementes quando suas flores murcham, essas plantas crescem mais rápido e florescem mais cedo ao desenvolverem-se de mudas. Sua poda e enraizamento são procedimentos simples.

Step 1

Encha 1/3 de um vaso de flores terracota de quatro litros com areia. Isso fará a drenagem adequada da muda de glicínia.

Step 2

Preencha o restante do vaso até aproximadamente 1 cm da borda com a mistura de perlita e vermiculita. Essa mistura é leve e aerada, mas mantém a umidade muito bem. Coloque a mistura vagarosamente, já que ela derramará do vaso mesmo com movimentos leves.

Step 3

Adquira mudas de glicínia no final do verão. As flores deverão estar em plena floração, mas não murchas ou sem sementes.

Step 4

Corte um galho de glicínia de aproximadamente 15 cm, com um pequeno pedaço do caule principal (um esporão arredondado). Mergulhe a ponta cortada em um pouco do hormônio líquido para enraizamento. O hormônio incentiva o crescimento da raiz, evitando que mofe e apodreça.

Step 5

Empurre seu dedo 2,5 cm dentro da mistura de perlita-vermiculita e coloque no local a ponta cortada da glicínia. Pressione a superfície em volta do galho com seus dedos.

Step 6

Regue a mistura até a água começar a drenar da parte de baixo do vaso. Isso significa que a mistura está completamente saturada e a glicínia tem água suficiente. Coloque o recipiente em um prato para vaso, em uma janela ensolarada.

eHow Brasil
×