Como dizer se o hidróxido de prata foi formado?

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

O hidróxido de prata é um composto iônico insolúvel, formado por prata, oxigênio e hidrogênio, sendo a sua fórmula química AgOH. A prata (Ag) é um metal de transição, que se ionizará para formar um cátion com estado de oxidação equivalente a um positivo. O hidróxido de prata é um sólido marrom pálido, e se formará espontaneamente quando os cátions de prata estiverem juntos a outro composto solúvel contendo hidróxido, como o hidróxido de sódio.

Reação de deslocamento duplo

Passo 1

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Limpe toda a vidraria com sabão e então enxague com água destilada. Usar esse tipo de água removerá outros íons, que poderiam interagir com os reagentes.

Passo 2

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Use a proveta graduada para medir 1 ml de solução de nitrato de prata (AgNO3), 0,1 molar. Adicione essa quantia a um tubo de ensaio de vidro.

Passo 3

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Use a proveta graduada para medir 1 ml da solução de hidróxido de sódio 0,1 molar. Adicione essa quantia ao outro tubo de ensaio limpo.

Passo 4

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Use a pipeta Pasteur de plástico para adicionar a solução de hidróxido de sódio ao nitrato de prata, gota à gota. Conte quantas gotas foram acrescentadas até que seja possível observar um precipitado marrom pálido. Trata-se do hidróxido de prata (AgOH).

Passo 5

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Descarte os resíduos. Despeje o hidróxido de sódio e o nitrato de prata restantes no ralo, seguidos de abundantes quantidades de água.

Mais recentes

×