Como fazer uma égua que está amamentando ganhar peso
appaloosa mare and colt image by Lee O'Dell from Fotolia.com
Uma égua sofre uma grande pressão ao amamentar seu potro, seu corpo necessita de proteína e energia extra para permanecer saudável, pois ela deve fornecer nutrientes para o filhote. Além disso, muitas éguas reprodutoras ficam gestantes novamente dentro de uma ou duas semanas após dar à luz. Sem a alimentação e suplementos adequados, ela perde o peso e a condição corporal necessários para o bem-estar do seu filhote e dela mesma. Providenciar feno, grãos e minerais adequados à fêmea que está amamentando mantém os dois animais felizes e saudáveis.
Step 1
Alimente a égua com aproximadamente 6 kg de feno rico em proteínas diariamente. O feno de legume ou capim com mistura de leguminosas fornece os 12% de proteína necessária por uma égua em lactação. Atribua aproximadamente 2,5 kg para a manhã e a noite e mais 2 kg à alimentação do meio-dia.
Step 2
Faça uma mistura de 5 kg de grãos com aproximadamente 60% aveia, 30% de milho inteiro, 5% de farelo de soja, 5% de farelo de trigo, um bocado de melaço, uma colher de sopa de sal comum e uma colher de sopa de fosfato bicálcico diariamente. Alimente a égua com 2 kg de manhã, 1 kg ao meio-dia e mais 2 kg à noite.
Step 3
Permita que o acesso à água seja sempre livre.
Step 4
Substitua o feno de legume da égua por um de feno de capim total depois dela ter amamentado por três meses. Lentamente, adicione o novo feno durante um período de 10 a 14 dias, à medida que remove a mesma quantidade do antigo. Essa substituição reduz seus níveis de proteína conforme sua produção de leite diminui, evitando que ela fique obesa.
Step 5
Reduza a quantidade de mistura de grãos da fêmea após três meses, diminuindo lentamente a quantidade durante um período de 10 dias a duas semanas. Uma égua que está amamentando saudável exige apenas 1 kg a 2 kg de grãos por dia durante o desmame.
Step 6
Continue adicionando o suplemento de fosfato bicálcico à dieta até que o potro esteja totalmente desmamado, recomenda a fisiologista reprodutiva M. C. G. Davies Morel no livro "Equine Reproductive Physiology, Breeding and Stud Management".
Referências
- University of Tennessee Agricultural Extension Service: Rações para cavalos [em inglês]
- "Equine Reproductive Physiology, Breeding and Stud Management"; M. C. G. Davies Morel, PhD; 2003 [em inglês]
Recursos
Dica
- Completar a alimentação da sua égua lactante com fosfato bicálcico promove os minerais (cálcio e fósforo) necessários para ajudar na produção de leite saudável, diz Melvin Bradley e W. H. Pfander do Departamento de Ciências Animais da Universidade de Missouri, nos EUA.
- Você terá que ajustar a quantidade de feno e cereais que oferece à égua dependendo do seu peso. De acordo com a Universidade de Minnesota, EUA, as éguas em período de amamentação exigem de 2,2% do seu peso em alimentação diária com uma razão de 55:45% de grãos de feno. Uma fêmea de 500 kg precisa de 6kg de feno e 5 kg de grãos para manter-se saudável.
Advertência
- Preste atenção aos sinais de cólica ao mudar lentamente a dieta da égua. Esses sintomas incluem a falta de vontade súbita de comer, laminação contínua, chutar ou arranhar a barriga, febre alta, poucos ou nenhum som do intestino e gengivas pálidas e viscosas. A cólica requer atenção veterinária imediata e pode ser fatal.
Créditos Fotográficos
appaloosa mare and colt image by Lee O'Dell from Fotolia.com