Como fazer uma égua que está amamentando ganhar peso

As éguas que estão amamentando precisam de grama suplementada com feno e grãos

appaloosa mare and colt image by Lee O'Dell from Fotolia.com

Uma égua sofre uma grande pressão ao amamentar seu potro, seu corpo necessita de proteína e energia extra para permanecer saudável, pois ela deve fornecer nutrientes para o filhote. Além disso, muitas éguas reprodutoras ficam gestantes novamente dentro de uma ou duas semanas após dar à luz. Sem a alimentação e suplementos adequados, ela perde o peso e a condição corporal necessários para o bem-estar do seu filhote e dela mesma. Providenciar feno, grãos e minerais adequados à fêmea que está amamentando mantém os dois animais felizes e saudáveis.

Step 1

Alimente a égua com aproximadamente 6 kg de feno rico em proteínas diariamente. O feno de legume ou capim com mistura de leguminosas fornece os 12% de proteína necessária por uma égua em lactação. Atribua aproximadamente 2,5 kg para a manhã e a noite e mais 2 kg à alimentação do meio-dia.

Step 2

Faça uma mistura de 5 kg de grãos com aproximadamente 60% aveia, 30% de milho inteiro, 5% de farelo de soja, 5% de farelo de trigo, um bocado de melaço, uma colher de sopa de sal comum e uma colher de sopa de fosfato bicálcico diariamente. Alimente a égua com 2 kg de manhã, 1 kg ao meio-dia e mais 2 kg à noite.

Step 3

Permita que o acesso à água seja sempre livre.

Step 4

Substitua o feno de legume da égua por um de feno de capim total depois dela ter amamentado por três meses. Lentamente, adicione o novo feno durante um período de 10 a 14 dias, à medida que remove a mesma quantidade do antigo. Essa substituição reduz seus níveis de proteína conforme sua produção de leite diminui, evitando que ela fique obesa.

Step 5

Reduza a quantidade de mistura de grãos da fêmea após três meses, diminuindo lentamente a quantidade durante um período de 10 dias a duas semanas. Uma égua que está amamentando saudável exige apenas 1 kg a 2 kg de grãos por dia durante o desmame.

Step 6

Continue adicionando o suplemento de fosfato bicálcico à dieta até que o potro esteja totalmente desmamado, recomenda a fisiologista reprodutiva M. C. G. Davies Morel no livro "Equine Reproductive Physiology, Breeding and Stud Management".

eHow Brasil
×