×
Loading ...

Ideias envolvendo esportes para feiras de ciências

Feiras de ciências são uma oportunidade para usar o método científico para formular um projeto e demonstrar sua pesquisa e resultados. Antes de brilhar sob os holofotes, no entanto, é necessário escolher um projeto. Se esportes lhe interessam, um projeto com tema esportivo pode ser uma boa escolha: a ciência dos esportes se divide em duas áreas de pesquisa: a física, que inclui o estudo do movimento, e biomecânica, que combina a compreensão da física com o estudo da mecânica para desvendar as forças que afetam o movimento. Ambos podem render tópicos interessantes relacionados a esportes.

Use seu interesse em esportes para criar um projeto de feira de ciências vencedor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Conceitos físicos utilizando bolas

Muitos esportes usam bolas, então considere um projeto que comece por perguntar o que faz com que uma bola quique. Escolhe um esporte com uma bola que quique, como a de tênis, de pingue-pongue ou de basquete. Há diversas questões adicionais dentre as quais escolher depois de determinar o que faz com que a bola quique. Por exemplo: que forças agem sobre a bola, como a pressão do ar afeta o quicar da bola, como o quicar afeta o formato da bola e que materiais os fabricantes usam para fazer a bola quicar. Se esportes com bolas que quicam não lhe interessam, considere um esporte com uma bola que não quique muito, como beisebol ou boliche. Sempre comece com um questionamento como: "Por que a bola de boliche não quica tanto quanto a de tênis", ou "Por que a bola de beisebol achata tanto ao entrar em contato com o taco"?

Loading...
Determine por que a bola de boliche não quica tanto quanto a de tênis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Física e forças

Em alguns esportes - como lacrosse, futebol americano e hóquei, entre outros - não é incomum que jogadores colidam. Considere a força do impacto causado por uma colisão determinando que tipo de energia o jogador em movimento exibe e qual foi a força do impacto, que está relacionada à massa do jogador e sua velocidade. Outra força que desempenha um papel importante é o atrito. Compare os efeitos do atrito nos esportes com superfícies diferentes e movimentos semelhantes, como hóquei de campo e hóquei no gelo. Leve em consideração como os diferentes atritos afetam a força com que um jogador deve bater na bola ou disco e a velocidade do objeto sobre a grama em comparação com a velocidade sobre o gelo. Perceba que um disco de hóquei pode atingir 53 m/s, enquanto uma bola jamais poderia chegar a essa velocidade em um jogo de hóquei na grama.

Questione como uma superfície de baixo atrito como o gelo afeta a força com que cada jogador deve atingir o disco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Biomecânica do arremesso

A biomecânica é uma combinação entre mecânica e física e da maneira como funcionam juntas para ditar a performance. Por exemplo, quando se trata de arremessar uma bola no beisebol e no futebol americano, tanto precisão quanto velocidade são levadas em consideração. Seja você um quarterback fazendo um passe ou um jogador de terceira base fazendo uma jogada na primeira ou sobre o monte lançando a bolanrápida mas precisamente, a física e o posicionamento do corpo combinam-se para determinar seu sucesso. Novamente, comece sua pesquisa com um questionamento, como os fatores que afetam a velocidade e a precisão quando você lança a bola. Questione se os mesmos princípios se aplicam a chutar uma bola como um kicker ou um jogador de futebol.

Biomecânica e momento

Uma das forças que interessa à física é o momento, que também desempenha um papel em diversos esportes. Desenvolva seu experimento para a feira de ciências investigando os efeitos do momento no salto à distância. Compare a distância saltada partindo de um ponto estático com uma feita partindo de uma corrida e determine como o momento afeta essa distância. Você pode montar outro experimento interessante usando uma bicicleta. Meça a velocidade máxima da bicicleta durante uma corrida de 100m, mas tome medidas múltiplas, incluindo a velocidade quando a bicicleta começa parada e quando já começa em movimento. Considere como o momento afeta a velocidade da bicicleta e o porquê.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...