×
Loading ...

Ideias para projetos de última hora para feira de ciências

O ideal é você começar a planejar e experimentar seu projeto de feira de ciências no dia que é anunciado, mas as coisas raramente funcionam dessa forma. O que acontece quando as pessoas ficam tão ocupadas que esquecem que a feira é depois de amanhã? Cria-se um projeto de última hora que ainda produz resultados estelares. Ao criar este projetos, coloque um cuidado especial nos detalhes para parecer que passou semanas suando em cima do trabalho.

Mesmo que tenha esquecido, ainda pode-se fazer um projeto de feira de ciências no último minuto (science image by timur1970 from Fotolia.com)

Vulcão

Encha 2,5 do fundo de uma garrafa de refrigerante com bicarbonato de sódio. Tinja de vermelho duas xícaras de vinagre com corante para alimentos e use na feira para “ligar” o seu vulcão. Corte um círculo tão largo como a altura da garrafa. Corte um calço com ¼ do tamanho do círculo para fazer uma forma de ¾. Crie um buraco no meio da forma no mesmo tamanho que a boca da garrafa. Enrole a forma em torno da garrafa e cole com fita. Pinte o papel com marcadores para que se pareça com uma montanha. Use o tempo que restar para pesquisar sobre os diferentes tipos de vulcões e imprima imagens, se puder. No dia da feira, coloque o vinagre pela boca da garrafa para reagir com o bicarbonato de sódio e fazer sair um jato energético pra fora da boca da garrafa e pelos lados do vulcão de papel.

Loading...

Eletroímã fácil

Crie um eletroímã simples e compare-o com um ímã não elétrico ao contar o número de clipes de papel que cada um atrai. Comece com um punhado de dez clipes de mesmo tamanho para ver quantos que um ímã normal pode atrair. Depois, enrole um fio ao redor de um grande prego de ferro e uma as pontas do fio aos nodos da bateria de uma lanterna de 6 volts. Encoste a ponta do prego nos clipes e conte os números que o eletroímã atraiu. Compare com o número que um ímã regular atrai quando chegar as suas conclusões.

Estudo de cereais

Compare três diferentes marcas do mesmo tipo de cereal como flocos de milho ou farelos. Tente com duas marcas famosas e uma marca menos conhecida e compare para ver qual fica empapado mais rápido no leite. Avalie os ingredientes e o valor nutricional dos cereais. São diferentes? Faça com que os membros da família experimentem cada um dos três com os olhos vendados com os cereais secos e com leite. Sua família pode dizer qual é o cereal de marca famosa e qual era a marca mais barata? Você imagina que todas as marcas menos famosas são a mesma coisa? Também pode-se fazer este estudo com frutas e vegetais cultivadas convencionalmente e as orgânicas para determinar a diferença em sabor, aparência e qualidade.

Feijões sedentos

Compare quanta água diferentes tipos de feijão absorvem durante a noite. Coloque a mesma quantidade de feijões secos em tigelas separadas e cubra-os com a mesma quantidade de água. Experimente com diferentes tipos como feijão-verde-de-vagem, carioquinha, branco, partidos, frade e grão-de-bico. Retire a água no dia seguinte e meça. Subtraia o tanto que foi colocada inicialmente para determinar a quantidade absorvida pelos feiões. A variedade fez diferença? Tire conclusões baseadas nas suas descobertas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...