Como identificar o ano em que uma boneca Barbie foi fabricada

••• Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images

Desde Março de 1959, meninas de todo o mundo brincam com a boneca da moda conhecida como Barbie e colecionam não só a boneca, mas também seus amigos e parentes. Bonecas Barbie se tornaram itens de colecionador. Mas como saber se você tem uma boneca antiga que pode valer um tanto a mais do que apenas o valor sentimental?

Passo 1

Retire as roupas da boneca Barbie.

Passo 2

Procure por marcas nas nádegas da boneca. Use uma lupa se necessário. As marcas que indicam onde a boneca foi fabricada, com o ano e a palavra " Mattel" eram localizadas lá em muitas das primeiras Barbies. Note que a data de 1966 foi estampada em muitas bonecas Barbie e amigos, mas isso não quer dizer que boneca foi fabricada naquele ano. As bonecas clássicas são de 1959 a 1976 e carregam o nome do Japão, México, Hong Kong, Taiwan ou Coreia.

Passo 3

Procure marcas (país de origem, ano e nome da empresa) na parte inferior das costas, próximo da cintura. Muitas bonecas feitas em anos posteriores têm marcas nessa área. A partir de 1978, a Barbie e seus amigos foram fabricados nas Filipinas, China, Malásia, México e Indonésia.

Passo 4

Procure marcas na parte de trás da cabeça, no pescoço ou ao longo da linha do cabelo.

Passo 5

Se você tiver a caixa original ou as roupas originais com que boneca veio, elas lhe darão algumas pistas sobre a data de fabricação. A primeira boneca Barbie de 1959 veio vestida com um maiô de peça única com listras pretas e brancas.

Passo 6

Procure outras características que possam indicar que a Barbie em questão foi fabricada nos primeiros anos. Um dos bonecos Ken originais tinha cabelos de fios encaracolados na cabeça, enquanto a maioria dos bonecos posteriores apresenta um cabelo moldado de plástico. Algumas das bonecas Barbie no início tinham cílios que pareciam quase reais. Mais tarde, elas passaram a ter os cílios pintados. A Barbie Totally Hair, uma edição muito vendida de 1992, tinha o cabelo até o chão, que podia ser estilizado. Algumas bonecas fabricadas nos últimos anos tinham calcinhas ou meias moldadas. Elas também, por vezes, tinham os braços dobrados na altura dos cotovelos.

Passo 7

Depois de anotar as marcas no corpo, a roupa, a caixa original e as características especiais, procure por essas identificações em um livro de colecionador.

Mais recentes

×