Como identificar uma fratura na costela

Uma costela quebrada é uma possibilidade sempre que uma pessoa tiver recebido uma forte pancada no peito e estiver sentindo muita dor na região. Procure pelos sinais seguintes como indicadores da severidade da lesão.
Fratura simples da costela
Step 1
Delicadamente, toque a área do peito que sofreu a pancada. A pessoa machucada vai reclamar de uma intensa sensibilidade no local da fratura se uma ou mais costelas estiverem quebradas.
Step 2
Peça à pessoa machucada que respire profundamente ou tussa: ele ou ela sentem uma intensa dor aguda? Se sim, é possível que haja uma fratura.
Step 3
Procure pelos seguintes sinais e sintomas adicionais: deformidades ou descoloração ao redor da região do peito; respiração superficial para minimizar a dor; respiração acelerada. A presença de qualquer um desses sinais pode indicar uma costela fraturada.
Step 4
Diminua a liberdade de movimentos no lado da fratura usando um dos seguintes métodos: imobilize o lado fraturado com quatro ou cinco pedaços de fita adesiva, indo do esterno em direção à coluna; aplique um curativo elástico ao redor de todo o peito; use um sling e faixa para imobilizar o braço no lado machucado; ou, ainda, fixe uma sacola cheia de roupas frouxamente ao lado machucado do peito. Procure informações sobre como tratar uma fratura na costela.
Step 5
Administre ibuprofeno, paracetamol (acetaminofeno) ou naproxeno sódico para aliviar a dor.
Step 6
Peça para que a pessoa machucada tussa frequentemente, apesar da dor, para evitar que secreções se acumulem no pulmão, causando pneumonia.
Step 7
Evacue imediatamente, monitorando dificuldades na respiração. A pessoa machucada pode ser capaz de andar se não houver sinais de estresse respiratório.
Fraturas graves e peito afundado
Step 1
Procure por sinais de estresse respiratório imediatamente após um impacto forte no peito: respiração rápida e superficial; batimentos cardíacos acelerados; um tom azulado ao redor do nariz e da boca; respiração não detectável.
Step 2
Procure por sinais de um pulmão perfurado: dificuldade aumentada de respirar; tosse com sangue.
Step 3
Coloque uma mão em cada lado do peito machucado da pessoa e observe a maneira com que o peito se move a cada inalação. Se um lado do peito se levanta durante a inspiração, enquanto o outro permanece afundado, pelo menos três costelas foram quebradas no lado que permanece afundado.
Step 4
Inicie o tratamento imediatamente se a pessoa parece ter um pulmão perfurado ou fraturas múltiplas. O melhor tratamento é rolar a pessoa sobre o lado machucado e colocar um pedaço enrolado de tecido sob a área fraturada para apoiá-la.
Step 5
Evacue imediatamente, monitorando o estresse respiratório. A pessoa não será capaz de andar e precisará ser carregada em uma prancha ou maca ou, ainda, transportada de helicóptero.
Referências
Advertência
- Não administre narcóticos como a codeína para aliviar a dor, pois poderão interferir na capacidade da pessoa machucada respirar.
- Nunca envolva o peito inteiro em curativos ou adesivos, pois isso restringe a respiração. Apenas um curativo elástico deverá ser usado para envolver o peito inteiro, e a respiração deve ser monitorada continuamente.
- Seja especialmente cuidadoso ao tocar o peito em locais a mais de dez mil metros de altitude, onde a respiração é mais difícil. Use um sling ou um acolchoado para restringir movimentos, sempre que possível.
- Essa informação não tem o objetivo de substituir o conselho ou tratamento médico profissional.
Sobre o Autor
This article was created by a professional writer and edited by experienced copy editors, both qualified members of the Demand Media Studios community. All articles go through an editorial process that includes subject matter guidelines, plagiarism review, fact-checking, and other steps in an effort to provide reliable information.