Como identificar um geodo

••• geode image by Jim Mills from Fotolia.com

Os geodos são um dos segredos emocionantes da natureza: uma rocha redonda que parece comum até que é dividida ao meio e revela lindos cristais de quartzo e uma cavidade interior. Pelo fato dos geodos parecem pedras comuns no seu exterior, você precisa saber o que procurar enquanto os cristais ainda estiverem escondidos. O único jeito de ter certeza se uma pedra é um geodo é abri-la, mas existem sinais que ajudam a identificá-los.

Passo 1

Consulte um mapa ou guia confiável de geodo, eles podem ser encontrados em diversos lugares, mas existem lugares onde sua concentração é maior. Especialistas em geodos podem guiá-lo. Uma das áreas mais ricas é um espaço de 110 quilômetros que cobre toda o leste de Iowa, oeste de Ilinois, e nordeste de Missouri, nos Estados Unidos. Áreas desertas também tendem a ter um grande número de geodos.

Passo 2

Procure por pedras pequenas que sejam excepcionalmente redondas. Apesar do fato de que geodos podem ter de 3 a 70 centímetros, o tamanho médio é entre 6 e 12 centímetros de diâmetro. A forma redonda pode ser uma pista da cavidade central que permite a formação dos cristais.

Passo 3

Procure por uma superfície irregular, algo que lembre couve-flor.

Passo 4

Chacoalhe a pedra. Algumas vezes os cristais dentro do geodo se quebram e fazem barulho ao serem chacoalhados.

Passo 5

Quebre o geodo com o martelo ou serra, ou leve-o em algum lugar onde possa ser aberto. Para a menor chance de danos, use um quebra-geodo, um aparelho manual que lembra muito um quebra-nozes em escala maior. Se usar um martelo, bata cuidadosamente para reduzir as chances de quebrar a câmara interior e os cristais lá detidos. Se usar uma serra, preste atenção aos pedaços de cristal, para que não danifiquem a serra.

Mais recentes

×