×
Loading ...

Como identificar o sexo de um papagaio-cinzento

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

O papagaio-cinzento, ou papagaio-do-congo, é um pássaro muito inteligente, nativo das florestas úmidas das áfricas central e ocidental. É uma ave muito sociável, capaz de imitar a fala humana, geralmente falando com os donos quando querem brincar ou socializar. Se você estiver considerando cruzar dois papagaios-cinzentos, você deve, antes de mais nada, saber diferenciar os sexos das aves. Apesar de ambos os sexos serem similares, há algumas formas de dizer se seu pássaro é macho ou fêmea.

Instruções

Papagaios-cinzentos são aves sociáveis que adoram contato humano (Parrot image by Snezana Skundric from Fotolia.com)
  1. Examine o tamanho de seu papagaio. O papagaio-cinzento macho é geralmente maior que a fêmea, medindo de 30 a 35 cm. Se você colocar um macho e uma fêmea lado a lado, a diferença de tamanho deve ser aparente.

    Loading...
  2. Observe o formato dos olhos. Os olhos dos machos têm extremidades mais pontudas, enquanto os das fêmeas são mais arredondados.

  3. Analise a cabeça e o pescoço da ave. Fêmeas tipicamente têm cabeças menores e mais estreitas, assim como pescoços mais finos. Essa diferença também é facilmente notada ao se comparar machos e fêmeas lado a lado.

  4. Veja as penas da cauda e das asas de seu pássaro. A parte de baixo da cauda do macho é completamente vermelha, enquanto as caudas fêmeas têm duas penas com pontas cinzas. A parte inferior das asas do macho costuma ser um tom escuro de cinza, enquanto a das fêmeas é geralmente mais clara.

    A parte de baixo da cauda do macho é completamente vermelha, enquanto as caudas das fêmeas têm duas penas com pontas cinzas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Esses métodos de diferenciar os gêneros são bastante confiáveis, mas a única forma de se ter absoluta certeza é com testes de DNA.

Referências

Loading ...
Loading ...