Como impedir que as galinhas briguem

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Existem algumas razões pelas quais as galinhas começam a lutar umas com as outras. Pode ser uma questão de dominância ou porque as necessidades básicas dos animais não têm sido atendidas. As brigas tendem a resultar em ferimentos, e algumas raças de galinhas podem recorrer ao canibalismo. Por isso, tome medidas simples para protegê-las e garantir que elas sejam saudáveis e produtivas.

Passo 1

Crie espaço suficiente para as galinhas viverem confortavelmente. Um local muito apertado normalmente é o maior motivo pelo qual ocorrem as brigas. Recomenda-se que cada galinha tenha pelo menos 0,75 m² a 1,15 m² de espaço. Deixar que os animais andem livremente em uma área segura geralmente faz o comportamento agressivo cessar imediatamente. Se isso não for possível, evite superlotar o galinheiro.

Passo 2

Mude o ambiente das galinhas. A escassez de água e espaço para a alimentação aumenta o risco de brigas. A criação de um ambiente pouco iluminado reduz as lutas e o canibalismo. As galinhas ficam inativas quando vivem em uma área de pouca luminosidade. Assegure-se de que a palha e as aparas de madeira sejam usadas ​​como forragem, em vez de materiais como areia e piso de arame.

Passo 3

Garanta que as galinhas obtenham os nutrientes necessários. Uma má alimentação aumenta o risco de brigas, e as sementes ricas em fibras reduzem o hábito de arrancar penas. O feno de alfafa e a aveia integral são fontes de fibras excelentes para as aves. Ao deixá-las ciscar, você as ajuda a obter todos os nutrientes adequados. Tome cuidado com o canibalismo, pois o excesso de grãos pode fazer algumas raças recorrerem a esse hábito.

Passo 4

Compre antolhos, caso as mudanças no ambiente não estejam funcionando. Elas podem ser comprados online ou em lojas de artigos agropecuários e são colocados ou afixados nas galinhas, dependendo do modelo. Sua função é impedir que as aves se biquem, mas sem comprometer suas atividades. O objetivo é reduzir a luz visível, o que as torna menos ativas.

Passo 5

Espalhe alcatrão de pinheiro em pontos desencapados onde as galinhas tiveram suas penas arrancadas durante as lutas. Esse material tem um sabor desagradável e evita que elas continuem se bicando, além de ser seguro e ser encontrado na maioria das lojas de artigos de jardinagem.

Mais recentes

×