×
Loading ...

A inclinação máxima de escadas residenciais

Segundo estudos da Universidade de Cornell, escadas e degraus são as maiores causas de quedas em residências. Essas quedas podem ocorrer por diversas razões, e é importante que os pedreiros e arquitetos saibam as especificações sobre escadas para manter as residências seguras. A inclinação pode afetar a segurança e o bem-estar das pessoas que andarão dentro da casa.

Escadas residenciais devem ter um ângulo de 30 graus (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Dimensões

O ângulo de inclinação para escadas residenciais é de 30 graus. Esse ângulo é determinado pela altura da subida e a profundidade. O piso refere-se à parte dos degraus onde as pessoas vão pisar, e a altura é referente ao tamanho de cada degrau. Áreas diferentes terão códigos diferentes para especificar as dimensões e ângulos. Ainda assim, em residências, a inclinação máxima costuma ficar por volta dos 30 graus.

Loading...

Benefícios

Construir as escadas em um ângulo seguro dará mais segurança aos residentes em uma das áreas mais perigosas da casa. A Cooperative Extension da Universidade de Cornell diz que a maioria dos acidentes domésticos são relacionados a quedas, que costumam acontecer nas escadas. A maioria delas acontecem quando as pessoas estão descendo, e uma descida íngreme pode contribuir para acidentes.

Considerações

Cada lugar terá uma regra para determinar o ângulo das escadas residenciais. Verifique com o departamento de construção civil de seu município. Edifícios comerciais e industriais costumam ter escadarias com ângulos menos íngremes que 30 graus. Isso ocorre porque elas costumam ser usadas por mais pessoas, e é necessário que sejam mais seguras do que aquelas que temos em casa.

Acrescentando corrimãos

Apesar das situações residenciais não serem tão perigosas como as comerciais, em alguns lugares, é necessário colocar corrimãos. Normalmente, existe um número máximo de degraus que se pode ter sem precisar por um corrimão. Por exemplo, se o número máximo de degraus for quatro, o construtor pode colocar alguns degraus entre cômodos sem ter que se preocupar com o corrimão. Contudo, se a casa estiver sendo construída para deficientes físicos ou idoso, é melhor colocar esse utensílio, mesmo em escadas com poucos degraus e puramente estéticas. Um estudo da Universidade de Cornell descobriu que as escadas com apenas um ou dois degraus são as que apresentam maiores índices de quedas. Se possível, tente projetar a casa sem degrau nenhum.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...