Como instalar uma lava-louças ao lado de um fogão

••• Dishes image by Towards Ithaca from Fotolia.com

Instalar uma lava-louças pode ajudá-lo a ter menos trabalho após as refeições. Para funcionar, esse eletrodoméstico precisa de três conexões: água, eletricidade e esgoto, o que o torna perfeito para ser instalado perto da pia da cozinha. Em cozinhas pequenas, o espaço pode ser bastante apertado, o que pode levá-lo a ter de instar a lava-louças ao lado do fogão. Entretanto, isso não é um problema, já que elas vêm com um isolamento que as protege contra o calor de outras fontes, como o próprio fogão, nesse caso.

Passo 1

Meça e verifique o espaço ao lado do fogão para ter certeza de que a lava-louças cabe ali. Use a serra para cortar as partes do armário que precisem ser removidas.

Passo 2

Instale um fio e um circuito, se for preciso. Esse tipo de eletrodoméstico precisa de bastante energia, então eles devem ter seu próprio circuito no quadro de força. Para isso, será preciso um eletricista certificado. Desligue a força do circuito após a instalação.

Passo 3

Instale uma válvula dupla para fornecimento de água abaixo da pia da cozinha, caso não tenha uma. Essa válvula fornecerá água para a pia por uma saída, e para a lava-louças pela outra. Desligue o registro de água antes de começar a instalação.

Passo 4

Leve a lava-louças para perto de onde deseja instalá-la. Lembre-se de remover parafusos e outras capas protetoras. Coloque-a em um local que ainda lhe dê bastante espaço para mexer na parte traseira e ligar as conexões.

Passo 5

Enrole a saída do fornecimento de água e a entrada da lava-louças com fita veda rosca. Ligue uma extremidade da mangueira de fornecimento de água à pia e a outra à lava-louças. Prenda-as bem, usando uma chave inglesa. Ligue o fornecimento de água.

Passo 6

Conecte os fios (fase, neutro e terra) aos terminais da lava-louças e use fita isolante para cobrir alguma parte que venha a ficar exposta.

Passo 7

Conecte a saída do ralo na lava-louças ao ralo da cozinha ou ao triturador de lixo, por meio de uma mangueira. Prenda-a no lugar com uma braçadeira de compressão.

Passo 8

Ligue a energia no circuito da lava-louças.

Passo 9

Faça um teste de lavagem com o recipiente vazio. Fique de olho no fornecimento de água e nas mangueiras para ver se há vazamentos. Aperte-as, se for preciso.

Passo 10

Coloque a lava-louças no local onde ela ficará. Tome cuidado para não arrancar os materiais de isolamento. Use suportes para mantê-la no lugar.

Mais recentes

×