×
Loading ...

Como instalar rolamentos de cerâmica no cubo da bicicleta

Rolamentos de cerâmica para cubos de bicicleta são mais leves, rápidos e, em muitos casos, mais resistentes do que os tradicionais de bola. Além de não precisarem de muita manutenção, podem ser montados em climas severos sem que ocorra consequências terríveis, como a ferrugem. Se você corre, ou simplesmente gosta de andar o mais rápido possível sempre que pode, a troca para a cerâmica pode ser uma ótima melhora para sua bicicleta de estrada. Com as ferramentas apropriadas e conhecimentos sobre o seu meio de transporte, é possível instalar os novos rolamentos em casa.

Instruções

Para mais velocidade, instale rolamentos de cerâmica na sua bicicleta (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Remova a roda que você deseja substituir os rolamentos. Na maioria das bicicletas modernas, simplesmente afrouxe a alavanca de liberação rápida do eixo e deslize a roda para fora do encaixe do quadro. Já nas mais velhas (ou naquelas que tenham parafuso de roda), solte as duas porcas do eixo utilizando uma chave de 15 mm para remove-la.

    Loading...
  2. Torça as porcas de liberação rápida no sentido anti-horário, de modo a removê-las do espeto de liberação. Tire-o do eixo da roda. Nas rodas com parafusos, simplesmente torça fora as porcas do eixo. Utilize um par de chave de cone para remover as porcas do eixo interior e exterior por um dos lados, então deslize-o para fora do cubo da roda.

  3. Utilize uma chave de fenda ou uma ferramenta similar para, cuidadosamente, retirar os rolamentos existentes de cada lado do cubo. Esses podem estar bastante apertados, mas mantenha a força e eles eventualmente sairão. Se quiser, guarde-os, se não, descarte-os.

  4. Aplique uma pequena quantidade de graxa na superfície interna do rolamento de cada lado do cubo. Isso, além de fazer com que o conserto fique mais fácil, quando necessário, evita que a superfície do rolamento fique presa no corpo do cubo ao longo do tempo. Em cada lado, aperte firmemente os novos retentores dos rolamentos cerâmicos. Utilize o eixo que você removeu para bater levemente, até que eles fiquem no lugar certo.

  5. Deslize o eixo de volta ao quadro da roda e recoloque as porcas internas e externas que você havia removido. Não aperte as porcas contra os novos rolamentos, uma vez que isso pode danificá-los. Ao invés disso, torça o centro do rolamento até que ele pare contra ele mesmo e, então, utilize um par de chaves de cone para apertar as porcas interiores e exteriores umas contra as outras, segurando-as no local sem colocar pressão na proteção do rolamento.

  6. Pelo eixo, deslize de volta o espeto de liberação rápida e recoloque as porcas. Ou aperte as porcas de eixo de volta no eixo da roda. Recoloque a roda no quadro e trave a alavanca de liberação rápida ou aperte as porcas de eixo para segurá-la no lugar. Leve sua bicicleta para uma volta e sinta a diferença que um conjunto novo de rolamentos proporciona à qualidade do seu passeio.

Loading...

Dicas

  • Cheque em uma loja especializada para se certificar se os rolamentos que você quer instalar são do tamanho correto do seu cubo. Existem muitos modelos de cubos e tamanhos de rolamentos. Utilizar o tamanho incorreto pode danificar todo o conjunto.

O que você precisa

  • Rolamento cerâmicos
  • Jogo da chave básico
  • Chave de fenda
  • Jogo da chave cone
  • Graxa de bicicleta

Referências

Loading ...
Loading ...