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Instruções para um debate em sala de aula

Antes de começar um debate em sala de aula, é preciso estabelecer algumas regras. Caso contrário, ele irá rapidamente se transformar em uma disputa de gritos. Regras de debate bem-definidas ajudam os alunos a entender quando eles podem falar e qual é seu tempo-limite. As instruções para debates em sala de aula também definem como se determina um vencedor para ele.

Aprender a apresentar um discurso eficaz começa na sala de aula (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Selecione um tópico

Como professor, crie uma lista de tópicos possíveis para debate. Peça a cada estudante para submeter um pedaço de papel indicando três assuntos da lista que ele gostaria de debater, em ordem de preferência. Após rever as respostas, dê tópicos aos estudantes. Os debates podem ser individuais, com uma pessoa apoiando o assunto ou em equipe, com dois estudantes trabalhando juntas em cada lado. Após selecionar o tópico para cada estudante ou equipe, delegue a cada um para apoiar ou se opor ao assunto.

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Estabeleça as diretrizes

Dê aos estudantes ou times uma igual quantidade de tempo para apresentar seus lados do assunto. Após cada lado ter apresentado seu argumento, dê a cada um um curto período de tempo para refutar e responder a informação fornecida pela oposição.

Envolva a classe

Após cada lado ter apresentado seu argumento e ter tido a oportunidade de responder a informação apresentada pelo outro lado, deixe que os alunos que não participaram fazer perguntas. Divida as questões igualmente, com o mesmo número de questões a serem perguntadas por cada lado. Isso irá ensinar aos estudantes a falar sobre o assunto sem ter um discurso preparado para essa parte.

Selecione os juízes

Determine como o vencedor de cada debate será escolhido. Deixe que todos na classe que não estejam envolvidos tenham direito a voto, ou selecione um pequeno grupo para deliberações e escolha do vencedor de cada debate. Estabeleça diretrizes antecipadamente para determinar o vencedor. Elas devem premiar um predeterminado número de pontos para o lado que fornecer mais informação, respondido mais efetivamente ao outro lado, e respondido mais perguntas da plateia. Dividir a pontuação nessas categorias pode focalizá-la no debate ao invés de torná-la um concurso de popularidade.

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Referências

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