Instruções para rejuntar pedras de pátio externo
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
O processo e as técnicas envolvidas para rejuntar pedras ao ar livre são idênticas às aplicadas em azulejos ou pedras de interior. Porém, os azulejos precisam ser preparados adequadamente e a massa de rejunte deve ser diferente. Para fazer essa tarefa, você precisará de massa de rejunte, água, uma talocha, uma esponja para espalhar a massa e dois baldes de 20 litros. Para preservar a aparência e a durabilidade da argamassa, você deve aplicá-la no azulejo instalado corretamente em um contrapiso, como por exemplo, em cimento ou madeira compensada e colada com um tipo de cola apropriado.
Escolhendo a argamassa
Para ambientes externos, você deve usar uma massa de rejunte arenosa e de resina epóxi, pois suas propriedades e durabilidade são capazes de lidar com uma paisagem externa. O rejunte com resina é mais resistente à umidade e podeenfrentar melhor as variações de temperatura. O rejunte arenoso inclui -- como o próprio nome indica -- areia, elemento que adiciona força à massa. Ela permite criar uma ligação forte nas juntas e nas falhas que a maioria das superfícies do pátio têm. Os rejuntes arenosos à base de epóxi estão disponíveis em diversas cores combinando com o tom da pedra.
Preparando o azulejo
Muitos tipos de pedra próprios para ambientes externos contêm materiais porosos como a ardósia, o mármore, a terracota e o calcário. Primeiro, esses azulejos devem ser vedados com um selante penetrante antes de aplicar o rejunte. Se não o fizer, o azulejo ficará com um efeito de neblina que advém da massa que segura a pedra. Antes de aplicá-la e selar a pedra, a área deve ser varrida, ficando livre de quaisquer detritos.
Preparando a massa de rejunte
A quantidade de água necessária para misturar o rejunte está determinada na sua embalagem e pode variar conforme o fabricante. Ao misturar o rejunte, não se deve adicionar a água de uma vez, mas começar despejando cerca de metade e ir adicionando o resto aos poucos. Pode-se misturá-lo usando uma pá ou um a furadeira com um anexo misturador.
Rejuntando o pátio
O rejunte é feito em pequenos espaços com poucos metros quadrados. Deve-se começar o mais longe possível de qualquer porta a que você queira ter acesso para que não fique do lado de fora do cômodo. Com a talocha acolchoada, reitre uma porção de massa do tamanho de um copo e aplique-a na superfície. Com a talocha em um ângulo de 30 graus, arraste a massa por toda a superfície, na diagonal em relação às juntas do azulejo. Ela deve ser espalhada uniformemente, procurando quaisquer lacunas no seu revestimento. Após essa aplicação, chega o momento de limpar toda a superfície. Usando uma esponja molhada, limpe-a em movimentos circulares, na diagonal em relação às juntas do azulejo. Lave a esponja com frequência. Após a limpeza da superfície dos azulejos, use-a ao longo das juntas, de maneira que a massa se espalhe e impregne nelas. Repita esse processo em todo o piso.
Não pise o chão por pelo menos 24 horas após o rejuntamento. Depois de a massa ter secado, você verá o azulejo nebuloso. Se ao limpar o chão, você não for capaz de remover esse efeito, é porque provavelmente ele ficou com restos de massa ou cola à sua superfície. Isso é causado pela limpeza inadequada feita com a esponja. Existem produtos removedores de rejunte que limpam toda a superfície.
Selando o pátio
Uma vez que a massa é aplicada no exterior e exposta a variações de temperatura, ela deverá ser vedada. Se você não selar o rejunte, líquidos e outros solos podem manchá-lo com o tempo. Selantes estão disponíveis na maioria das lojas de construção e de cerâmica. É fácil aplicá-los com um pincel de espuma. O selante deve ser aplicado uma vez por ano.
Mais Artigos
Como restaurar seu piso laminado→
Por quanto tempo a massa de madeira deve secar antes de ser selada?→
Como consertar o concreto fresco danificado pela chuva→
O que pode ser feito usando arenito?→
Como parar um vazamento em uma junção de um tubo de drenagem de PVC→
Como mudar a cor do piso de cerâmica→
Referências
Sobre o Autor
Jack Sterling has been writing freelance since 2008 on topics such as travel, tile and stone, technology, nonprofit business, home design and politics. He graduated from Towson University with Bachelor of Science degrees in political science and electronic media and film. He has over eight years of experience in the tile and stone business.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images